Paramedes E A Filsofia
Casos: Paramedes E A Filsofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: shinha_ • 1/9/2014 • 1.015 Palavras (5 Páginas) • 354 Visualizações
Parmênides e o princípio de identidade Vimos anteriormente que dos primeiros filósofos só chegaram até nós fragmentos sobre o que pensavam. apesar de serem responsáveis por uma preocupação cada
vez maior em dar explicações mais coerentes e de acordo com as observações dos
fenômenos naturais, ainda assim, não desenvolveram uma preocupação com a criação
de algum método ou princípio básico a se seguir para que isso se tornasse possível. Foi com Parmênides (cerca de 515-450 a.c.), filósofo de eleia (cidade colônia da magna grécia, região hoje próxima da Itália), que este problema foi trazido à tona. dos
fragmentos deste pensador, surgia a primeira exposição de um princípio lógico a partir
do qual deveria ser conduzido o nosso raciocínio. esse princípio se chamou: princípio da
identidade. o pensamento de Parmênides teria se desenvolvido e seria marcado pela sua contraposição a heráclito (cerca de 540-480 a.c.), seu contemporâneo da cidade Éfeso
(região de Mileto), para quem a contradição e a mudança seriam o princípio universal
do cosmo e da própria vida. este seria, para Parmênides, o erro e o problema de toda a
filosofia e ciência desde tales. ele notava que a verdade não poderia estar nas coisas, e
consequentemente nem poderia provir das experiências sensoriais. o caminho correto
à verdade estaria só no pensamento. Para Parmênides, se confiássemos apenas no
que estávamos vendo, ou no que estávamos sentindo, não seria possível dizer algo
sobre o mundo. como dizer, por exemplo, que uma árvore ou outra coisa qualquer
seria bonita se em alguns segundos, se por qualquer causa repentina ou acidental, ela
poderia parecer feia? o filósofo de eleia chegou à conclusão de que o pensamento, o
dizer, portanto, exigia antes de tudo, identidade. estava assim formulado, mesmo que
ainda em entrelinhas o primeiro princípio lógico, o princípio da identidade. o ponto
de partida para se superar as contradições e mudanças e construir um discurso ou um
logos sobre a verdade ou a essência das coisas. a seguir temos alguns fragmentos do poema da natureza de Parmênides. um texto cheio de alegorias e elementos mitológicos, onde é possível ver a preocupação
de Parmênides com este caminho pelo qual devemos orientar nosso pensamento se
quisermos conhecer a verdade.
background image 7 Raciocínio Lógico - Unidade 2 Pois bem, eu te direi, e tu acolhes a minha palavra:/quais são os únicos caminhos de busca que se podem pensar:/um diz que é e que não é possível que não seja, /é a vereda da persuasão (porque acompanha a Verdade); o outro diz que não é e que é preciso que não seja, / eu te digo que esta é uma vereda em que nada se pode aprender. de fato, não poderias conhecer o que não é, porque tal não é fatível, nem poderias expressá-lo...
É necessário dizer e pensar que o ser é: de fato, o ser é, /o nada não é: te exorto a que consideres isso. / e, portanto, desse caminho de busca te conservo distante, / mas, depois, também daquele sobre o qual os mortais que nada sabem seguem vagando, homens de duas cabeças: / de fatoParmênides e o princípio de identidade Vimos anteriormente que dos primeiros filósofos só chegaram até nós fragmentos sobre o que pensavam. apesar de serem responsáveis por uma preocupação cada
vez maior em dar explicações mais coerentes e de acordo com as observações dos
fenômenos naturais, ainda assim, não desenvolveram uma preocupação com a criação
de algum método ou princípio básico a se seguir para que isso se tornasse possível. Foi com Parmênides (cerca de 515-450 a.c.), filósofo
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