Pensamento Mitico E Pensamento Filosofico
Artigo: Pensamento Mitico E Pensamento Filosofico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jakeecp • 15/3/2015 • 271 Palavras (2 Páginas) • 1.139 Visualizações
Pensamento Mítico
O pensamento mítico é uma verdade que não obedece a lógica empírica nem científica, portanto é uma verdade intuitiva que não necessita de provas, porque está muito mais ligado à magia. O mito tranquiliza o homem dentro do mundo natural e estabelece modelos de atividades humanas. O ritual mítico é a repetição de ações que de certa forma atualiza um acontecimento do passado, acomodando o homem no mundo. O homem contemporâneo, tanto quanto seus ancestrais, também necessitam da magia para explicar o mundo como forma de interpretação da realidade. Mito e razão fazem parte do mesmo universo, cabendo a cada indivíduo escolher ou dosar sentimentos e verdades que o ajudem a viver melhor.
Pensamento Filosófico
O pensamento filosófico utiliza as palavras para se expressar com alguma lógica, coerência entre as frases, onde o que for descoberto pode ser passado através das próprias palavras de uma pessoa para a outra.
O pensamento filosófico é antes de mais nada, uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata. Ele pode se voltar para qualquer objeto: pode pensar sobre a ciência, seus valores e seus métodos; pode pensar sobre a religião, a arte; o próprio homem, em sua vida cotidiana. A filosofia questiona o modo de ser das pessoas, das sociedades, do mundo. Discute as práticas política, científica, técnica, ética, econômica, cultural e artística.
Concluindo o mítico se baseia em contos do passado em fatos que geralmente são protagonizados por seres sobrenaturais dando origem aos fatos e o filosófico se baseia não somente no que aparenta ser, mas além daquilo que podemos enxergar, questionando fatos além do senso comum.
...