Pensamentos Filosoficos
Ensaios: Pensamentos Filosoficos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ClaudiaCage • 1/12/2014 • 624 Palavras (3 Páginas) • 274 Visualizações
3-Não se trata de ser melhor que os outros, mas de estar atento às possibilidades de transformação da realidade, portanto, de não passar ao lado dela, de compreendê-la melhor, na sua possível mutabilidade. Isso implica, aliás, que, muitas vezes, não sei, não posso dizer nada que ajude, portanto também ouso calar-me, não cedo à tentação de falar sobre tudo e qualquer coisa.
Não se trata de malabarismos intelectuais complicados, mas de tentativas sempre reiteradas de compreender o “real” sem violentá-lo. Esse esforço, essa “paciência do conceito”, vai, de novo, contra a pressa reinante, e também contra os “achismos” tão prezados na imprensa e na televisão, nos meios ditos de “comunicação”. Também resiste à ilusão de que o debate de idéias, como se diz, seja um enfrentamento de dois ou mais oradores brilhantes (ou não) que tentam cada um, fazer prevalecer sua opinião sobre a opinião do outro.
Contra a pressa, a produtividade, a concorrência, a previsibilidade, a especialização custe o que custar, as certezas e as imposições. Podemos exercer treinar, mesmo numa sala de aula, sim, pequenas táticas de solapamento, exercícios de invenção séria e alegre, exercícios de paciência, de lentidão, de gratuidade, de atenção, de angústia assumida, de dúvida, enfim, exercícios de solidariedade e de resistência.
5- O ser humano tem essas características, e sem elas, ele não tem razão de continuar pensando. Eles sentem a necessidade de ter algo ou alguém ao seu lado para preencher este vazio. Alguns preenchem o vazio de outros e foi justamente porque sentiram um vazio que ao ver aquelas pessoas sofrendo e pedindo ajuda, e que esses “voluntários” procuraram um jeito de preencher aquele vazio, que é ajudando. Já senti esse vazio e hoje sou membro de um grupo chamado Ação Social Cosplay. Faço visita a crianças carentes levando um pouco de alegria aqueles que vivem a margem da pobreza e do perigo, gosto muito do meu novo trabalho. É possível preencher um vazio, caso não simplesmente ”corra contra o vento” pois quando podia correr era o que mais fazia ,sentir aquela sensação de liberdade é muito bom.
9- Os professores, como agentes de mudanças e formadores das novas gerações, são essenciais para a sociedade e para o desenvolvimento de um país, mas infelizmente nem sempre são respeitados nos seus direitos e valorizados pela sociedade e o Poder Público. A vida dos professores não são nada fácil, são as dificuldades para exercer a profissão tendo as suas próprias idéias e aplicando,prova disso foi o professor que resolveu colocar uma fankeira como “Pensadora” e acabou dando uma repercussão muito grande, o fato é que quando o professor resolve sair da mesmice de todos os dias a qual ele é imposto sem nenhuma autonomia para o “novo” acaba acontecendo isso e ainda os conflitos internos e externos que temos que conviver diariamente entre outros grandes obstáculos que o nosso cotidiano nos impõe.Os baixos salários e a falta de planos de carreiras e até mesmo um ambiente estável para o trabalho, isso todo contribui para o desgaste emocional e até mesmo social do professor.
10- O tempo pode ser abstrato, mas, ele corre incessantemente e a cada hora que passa ele se torna cada vez mais breve, cada vez mais perto. A “vida” cabe a nós preparar mos o cenário para os próximos acontecimentos.
...