Contribuição Do Pensamento Filosófico Na Geografia
Artigo: Contribuição Do Pensamento Filosófico Na Geografia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ana_criistinaa • 25/11/2013 • 382 Palavras (2 Páginas) • 2.704 Visualizações
Contribuição do pensamento filosófico na geografia
Os fundamentos históricos da filosofia tiveram atribuições para a geografia, por conta dos filósofos terem dado o ponto de partida para diversos pensamentos. A geografia surgiu a partir da filosofia, os filósofos estudavam várias ciências, tendo um olhar geográfico como: a transformação do espaço produzido pelo homem, explicando por parte a formação da sociedade, povos que deram relatos da cartografia (descrevendo representações cartográficas), o que é ser cidadão, racionalidade do homem grego, em que todos estavam tendo conhecimento aos valores e as formas (por conta da leitura da filosofia que permitiu que tudo se tornasse sujeito a crítica e ao debate), começando a produção de vida voltada para sobrevivência, depois criando a propriedade privada, sendo vista como fonte de poder (a ter decisões políticas), por conta dessa diferenciação de classes que surgiu naquele tempo, é que existe a pobreza hoje em dia.
Foi na Grécia que começou a geografia, desde que criou uma nova forma de organização, o surgimento da polis, depois Cidades-Estados, o método era a observação dos filósofos. Naquele tempo o mito estava sendo ponto fixo para que o mundo fosse explicado. Os primeiros filósofos deram alguns conceitos que foi interpretado por as religiões no pensamento de um único Deus, um ser perfeito servindo de base para o homem seguir seus valores morais. Como Homero e Hesíodo que foram dois filósofos que estudaram a concepção do homem, as características do pensamento que foi produzido, eles tinham uma preocupação em aproximar os Deuses dos homens, criar um laço entre eles que tornasse a vida mais racional e compreensível (valores morais, o homem respeitando esses valores para fazer o bem e não cometer o erro, que pode ser também respeitar as leis constitucionais e os dogmas da igreja, não cometer o pecado).
Portanto os filósofos tiveram esse olhar geográfico, cada um estudou e seguiu em frente com a tese do que o outro deixou escrito, alguns contradiziam o que estava sendo dito, buscando sua verdade com o passar do tempo, diante das contestações dos outros. Logo, é o que acontece atualmente com os pesquisadores na academia científica que vão à busca da sua verdade, diante da razão, podendo ser aceita ou não pelos outros.
...