Percurso Do Pensamento Filosofico
Artigos Científicos: Percurso Do Pensamento Filosofico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Josefina1234 • 10/10/2014 • 615 Palavras (3 Páginas) • 495 Visualizações
Percurso do pensamento: mítico e filosófico, mítico e linguagem, mítico x religião, mítico x ciência
Importância da tecnixca
Os 3 requisiros da filosofia
Kuhm e Coper: oque precisa para a ciencia avançar
Áreas da filosofia
-Ontologia: Estuda a natureza do ser, a existência e a realidade, procurando determinar as categorias fundamentais e as relações do “ser enquanto ser” (“não ser” \ ”ser”-na verdade, na experiência, real).
-Gnosiologia: Ir além, teoria do conhecimento, a qual se reflete sobre a concordância do pensamento entre sujeito e objeto. Nesse contexto, objeto é qualquer coisa exterior ao espírito.
-Estética: “manifestar do ser”, + que expressar, manifestar.
-Ética: Interroga o fundamento moral (oque é o bem? Oque é mal?).
-Lógica: logos, “dizer” (linguagem: mais do que falar), sentido.
Tipos de verdade
(Latín) Veritás: Argumentação coerente > PASSADO - coerência
(Grego) Alethéia: Referente na realidade > PRESENTE – correspondência
(Hebraica) Emurah: “Promessa – esperança, crença > FUTURO - consenso
Atualmente usamos a combinação de todas elas
Tipos de conhecimento
Empírico: Empírico é um fato que se apóia somente emexperiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos. Empírico é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia, que não tem comprovação científica nenhuma. O método empírico é um método feito através detentativas e erros, é caracterizado pelo senso comum.
Filosófico: É racional, baseia-se na especulação em torno do real tendo como objetivo a busca da verdade; Está num ponto intermediário entre a teologia e a ciência. O objetivo da filosofia é constituído de realidades mediadas, não perceptíveis pelos sentidos e por serem de ordem suprassensíveis. Não é um conhecimento estático, ao contrário, está sempre em transformação, considera seus estudos de modo reflexivo e crítico.
Teológico: Preocupa-se com verdades absolutas, verdades que só a fé pode explicar. O sagrado é explicado por si só. Não há importância a verificação. Acredita-se que o conhecimento é explicado pela religião. Tudo parte do religioso, os valores religiosos são incontestáveis.
Científico: precisa ser provado. O conhecimento surge da dúvida e comprovado concretamente, gerando leis válidas. É passível de verificação e investigação, então acaba encontrando respostas aos fenômenos que norteiam o ser humano. Usa os métodos para encontrar respostas através de leis comprobatórias, as quais regem a relação do sujeito com a realidade.
Universidades
Para conseguir uma distopia de poder, para tirar as ideologias reversas, se tira a filosofia das escolas, é pela educação que se cria as mentes moldadas
...