Perguntas De Filosofia
Artigos Científicos: Perguntas De Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: angryplayer • 27/10/2014 • 1.146 Palavras (5 Páginas) • 1.180 Visualizações
2) O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.
3) A política parece como algo distante da sociedade, uma vez que é atividade de especialistas (administradores) e profissionais que se ocupam exclusivamente com o Estado e o poder. A política é feita”por eles” e não “por nós”, ainda que “eles” se apresentem como representantes “nossos”.
4) O significado mais corrente é de conduta duvidosa, não muito confiável, um tanto secreta, cheia de interesses particulares dissimulados e frequentemente contrários aos interesses gerais da sociedade e obtidos por meios ilícitos ou ilegítimos.
5) Um dos significados da política aparece como um poder distante de nós (passa-se no governo ou no Estado), é exercido por pessoas diferentes de nós (os administradores e profissionais da política), por meio de práticas secretas que beneficia quem o exerce e prejudicam o restante da sociedade.
6) Rompendo com o poder despótico, gregos e romanos inventaram o poder político porque:
*Separaram a autoridade pessoa privada do chefe de família – senhorio patriarcal e patrimonial – do poder impessoal público, pertencente à coletividade: separaram o privado do público e impediram a identificação do poder político com a pessoa do governante;
*Criaram a ideia e a prática da lei como expressão de uma vontade coletiva e pública, definidora dos direitos e deves para todos os cidadãos, impedindo que fosse confundida com a vontade pessoal de um governante.
*Criaram a instituição do erário público ou do fundo público, isto é, dos bens e recursos que pertencem à sociedade e são por ela administrados por meio de taxas, impostos e tributos, impedindo a concentração da propriedade e da riqueza nas mãos dos dirigentes.
7) A existência do espaço público de discussão, de liberação e decisão significa que a sociedade está aberta aos acontecimentos, que as ações não foram estabelecidas de uma vez por todas por alguma vontade transcendente, que erros de avaliação e de decisão podem ser corrigidos, que uma ação pode gerar problemas novos, não previsto nem imaginados, que exigirão o aparecimento de novas lei e novas instituições. Isso fez com que o povo participasse da tomada de decisões.
8) Em primeiro lugar, a economia era agrária e escravista, de sorte que uma parte da sociedade – os escravos – estava excluída dos direitos políticos e da vida política. Em segundo lugar, a sociedade era patriarcal e, consequentemente, as mulheres também estavam excluídas da cidadania e da vida pública. A exclusão atingia também os estrangeiros e os miseráveis. A cidadania era exclusiva dos homens adultos livres nascidos no território da cidade. Além disso, a diferença de classe social nunca era apagada, mesmo que os pobres tivessem direitos políticos.
9) No século XX, o antropólogo francês Pierre Clastres estudou essas sociedades por um prisma totalmente diferente, longe do etnocentrismo costumeiro. Mostrou que possuem escrita, mas que esta não é alfabética, nem ideográfica, nem hieroglífica, mas simbólica, gravada no corpo das pessoas por sinais específicos, inscrita com sinais específicos em objetivos e espaços determinados. Somos nós quem não sabemos lê-la. Mostrou também que possuem memória, transmitida oralmente de geração em geração, conservando-se através dos tempos, mas também se transformando quando mudam as condições de vida de um grupo ou de uma geração. Mas, sobretudo, mostrou por que e como tais sociedades são contra o mercado e contra o Estado. Em outras palavras, não são sociedades sem comercio e sem Estado, mas contrárias a eles.
10) A palavra etnocentrismo é composta de etnos e centro. Etnos vem do grego e significa “o conjunto de seres que possuem a mesma origem e os mesmos traços”, donde designar nação, povo, raça. O etnocentrismo é a visão de mundo daqueles que consideram sua etnia ou seu grupo étnico superior
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