Perguntas sobre o nascimento da filosofia
Ensaio: Perguntas sobre o nascimento da filosofia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leandrofilosofo • 27/11/2014 • Ensaio • 598 Palavras (3 Páginas) • 403 Visualizações
Cadastre-se! Entre Contate-nos
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Filosofia / Filosofia Nas Entrelinhas – A Origem Da Filosofia
Filosofia Nas Entrelinhas – A Origem Da Filosofia
Monografias: Filosofia Nas Entrelinhas – A Origem Da Filosofia
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos
Enviado por: mariavila 20 junho 2013
Tags:
Palavras: 643 | Páginas: 3
Visualizações: 957
Imprimir Trabalho Filosofia Nas Entrelinhas – A Origem Da Filosofia
Clique e veja o trabalho completo
Cadastre-se
Filosofia Nas Entrelinhas – A Origem da Filosofia
Eixo Temático: O Nascimento da Filosofia
Problematização:
1 - Quando surgiu? 2 - Tales de Mileto 3 – Cosmologia 4 – Cultura 5 - Mitologia Grega e 6 - Politica
Desenvolvimento:
1 – (Palavra grega composta de Philo e Sophia. Philo quer dizer ‘’aquele que tem um sentido amigável’’, Sophia quer dizer ‘’Sabedoria’’)
Atribui ao filosofo Pitágoras Samos a invenção da palavra FILOSOFIA. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
2 - Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas.E seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.
3 – (Palavra composta de cosmo que significa ‘’a ordem e organização do mundo’’ ou ‘’pensamento nacional, discurso nacional, conhecimento’’)
A cosmologia surgiu como a parte da filosofia que estuda a estrutura, a evolução e composição do universo, sendo a primeira expressão filosófica apresentada no Período pré-socrático ou cosmológico. Suas principais características são: a substituição da explicação da origem e transformação da natureza através de mitos e divindades por explicações racionais que identificam as causas de tais alterações, defende a criação do mundo a partir de um princípio natural e que a natureza cria seres mortais a partir de sua imortalidade.
4 – Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo
Clique e veja o trabalho completo
Cadastre-se
homem como membro da sociedade”
5 - É um conjunto de
...