Pitágoras
Resenha: Pitágoras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThaisLimaDaSilva • 22/2/2014 • Resenha • 307 Palavras (2 Páginas) • 357 Visualizações
Nascido em Sámos, Ásia Menor, fundador da Escola de Crotona, responsável pela descoberta dos números irracionais, o maior feito teórico dos pitagóricos, e do famoso Teorema de Pitágoras, em um triângulo retângulo o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, criador da chamada irmandade pitagórica, de natureza essencialmente religiosa, pioneiro do conceito de que a Terra era redonda e que o sol era o centro do universo. Filho de Mnesarco, um rico comerciante de Sámos. Interessado em ciência e filosofia, viajou, ao que parece, pelo Egito, Fenícia, Babilônia, Índia e Pérsia, e visitou santuários gregos.
Em Crotona (530 a. C.), na Magna Grécia, hoje sul da península Itália, fundou uma sociedade comunitária secreta (540 a. C.) voltada para o estudo da Filosofia, das Ciências Naturais e da Matemática, além de vegetariana, cujos membros alimentavam-se a base de feijões-lentilhas e abstenção total de carne. Esta sociedade tinha bases matemáticas e filosóficas e, ao mesmo tempo religiosa, de tendências aristocráticas, onde o estudo da matemática e da filosofia era a base moral para a conduta e onde seus membros eram proibidos de aceitarem pagamentos em caso de partilhar seus conhecimentos com outros e que visava à reforma social e política da região. Os pitagóricos dedicaram-se à ciência de forma anônima, assinando todos os trabalhos em nome da fraternidade pitagórica ou simplesmente Pitágoras. Defendia o princípio de que a origem de todas as coisas estava nos números, o atomismo numérico, ou seja, adotava os números como expressão da razão absoluta. Embora não tenha deixado escritos, deixou um grande número de discípulos entusiastas que se encarregaram de propagar suas idéias, tornando a matemática uma disciplina liberal. Além dos feitos teóricos dos pitagóricos, o seu mérito máximo consistiu em haverem provocado uma verdadeira epidemia de interesse pela Matemática, que contagiou a maioria das cidades-estados da Grécia de então.
...