Platão e a Filosofia
Artigo: Platão e a Filosofia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: oliviapalito • 19/11/2013 • Artigo • 253 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
Platão e a Filosofia da educação
De acordo com Platão o principal objetivo da educação era desenvolver uma visão educativa representada principalmente através dos diálogos tendo como base à fundação mental de uma atenção especial a formação dos guardiões cuja função principal era a defesa da cidade.
Platão dava uma grande importância filosófica para a politica tomando necessário submeter os educadores a duras provas de habilitação, os quais incluem a avaliação da faculdade mnemônica, da resistência à dor e a sedução e da capacidade demostrada na execução de trabalhos árduos, os reprovados cabiam trabalhar para a comunidade e os aprovados deveriam prosseguir no processo educativo, estudado matemática e posteriormente dialética.
Para Platão o rei-filosófico era um governante que deveria ter conhecimento para saber distinguir “o bem do mal”, o justo do injusto, sendo que o rei-filosófico não tinha como o ideal de felicidade chegar ao poder para ser honrado por sua sabedoria ou para adquirir prestigio e riqueza; ele não cultiva qualquer tipo de orgulho e é feliz por ser o educador maior de todos aqueles que governa para fazer homens e mulheres melhores.
De acordo com Platão a educação deveria ter um carácter publico e que seja ministrada em prédios construídos especialmente para esse fim. Onde meninos e meninas receberiam uma instrução igualitária.
Concluindo Platão discutiu a possibilidade de se ter um governo mais justo e com mais ética ele imaginou um modelo de cidade ideal onde o estado deveria ser o responsável pela criação e educação de suas crianças todas com os mesmo direitos de igualdade.
...