Porque é que pensamos?
Tese: Porque é que pensamos?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafael_paulista • 25/9/2014 • Tese • 317 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
A Filosofia, mais do que se aprende, é uma actividade que se exerce através do pensamento, uma disciplina que terá sempre a ver com o ser humano, pois este utiliza a sua capacidade racionalpara que a sua vida possa melhorar.
Com isto surge uma pergunta:
Porque é que pensamos?
De facto é uma pergunta que tem sido feita por muitos filósofos, e á qual todos têm uma diferente resposta.Talvez por ser impossível não pensar, ou por pensarmos no que poderá vir a acontecer de modo a procurarmos soluções para futuros problemas.
Na aula analisámos vários textos de motivação à disciplina,que de um modo geral nos remetem a situações vulgares do dia-a-dia.
Texto 1:
“A Nêspera”
não devemos ficar parados à espera, mas sim fazer para que algo aconteça, porque a vida passa e só quandoolhamos para trás é que nos apercebemos do que poderíamos, ou não, ter feito.
Neste texto está presente uma metáfora, em que a “nêspera” é comparada com o ser humano, e a “velha” é comparada comalgo ou alguém que é visto como um obstáculo. Esta metáfora pode ser associada ao ditado “Morrer para a vida”,
Texto 2:
A ideia que este excerto nos transmite é que acuriosidade é natural e muito importante, pois esta deve existir na vida, pois quem não tem duvidas não procura saber mais, e se este fosse o caso a Humanidade não estaria tão desenvolvida.
Texto 3:Pensar ≠ Saber Pensar, pois pensar é algo que é natural, espontâneo e todas as pessoas o fazem, mas nem todos sabem pensar. Mesmo assim, saber pensar acaba por ser mais importante que pensar, poispodemos nos prejudicar nas escolhas da vida por não ter parado para pensar “duas vezes”. Saber pensar ajuda-nos a desenvolver as nossas ideias, ou seja, sermos introspectivos.
Texto 4:
Devemospensar por nós próprios e não deixar que os outros o façam por nós. O objectivo do mestre é guiar-nos, mas não pensar por nós, ou seja, moldar o nosso pensamento.
...