Processo de negociações
Resenha: Processo de negociações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: warpmam • 4/11/2014 • Resenha • 695 Palavras (3 Páginas) • 196 Visualizações
O negociador também deve apresentar uma boa comunicação. O processo de negociação só existe se a comunicação for clara. As mensagens e o vocabulário a ser utilizado devem vir de encontro com todas as partes envolvidas. O processo de comunicação será apresentado mais detalhadamente à frente
O negociador deverá sempre procurar apresentar ideias e projetos que busquem agradar a todos os envolvidos. A criatividade é uma competência e uma habilidade que deve ser trabalhada pelo negociador. Quanto mais informações e experiências o negociador apresentar, mais facilmente encontrará soluções para os possíveis entraves que o processo de negociação possa apresentar.
Planejamento é outro comportamento que deverá ser trabalhado pelo negociador para o processo de negociação ter êxito. Quando planejamos, olhamos para frente. Quando apresentamos este comportamento, podemos antecipar possíveis problemas que acontecerão durante o processo de negociação e nos prepararmos para eles. Sempre que se faz o planejamento se está um passo a frente dos outros.
O negociador dever ser audacioso. Este comportamento ajuda o negociador a ir mais longe e buscar o que quer na negociação. Mas muito cuidado em ser audacioso demais. Quem tudo quer pode ficar sem nada.
O negociador deverá ter controle sobre suas emoções. Nunca se esqueça que a emoção é inimiga da razão. Deixar transparecer as suas emoções podem prejudicar seu relacionamento entre as partes. Sentimentos de raiva, vingança e ou mesmo alegria em demasiado e euforia devem ser evitados durante o processo de negociação.
Apresentar simpatia e bom humor é ótimo para criar relacionamentos. O negociador deve sempre apresentar um comportamento positivo e buscar construir uma ambiente sadio e leve quando em processo de negociação. Ninguém gosta de trabalhar com pessoas de mau humor e rabugentas.
Um bom combustível para o negociador é a autoestima. Por meio dela nós acreditamos mais em nós mesmos e com isso chegamos mais facilmente onde queremos. A autoestima para o negociador está atrelada ao seu preparo. Quanto mais cursos, mais conhecimento e experiência, maior será nossa confiança, e quanto mais confiança, mais poder no processo de negociação.
A flexibilidade também é outro comportamento a ser esperado de um negociador. Sem flexibilidade não há processo de negociação. O negociador deverá estabelecer os seus limites e apresentá-los conforme o processo de negociação evolui. Quem só tem uma oferta e não abre mão, não negocia.
Como o planejamento, ser orientados por metas e objetivos deve fazer parte do comportamento do negociador. Não saber aonde se quer chegar, ou não ter clareza do que realmente se quer pode atrapalhar o processo e nos levar onde não queríamos ir realmente. Lembre-se do ditado que diz: “para quem não sabe aonde se quer chegar, qualquer lugar serve”.
Estes comportamentos apontados acima ajudam o negociador a realizar seus processos de uma maneira mais fácil. O desenvolvimento e preparo para ser um bom negociador deverá sempre estar pautado em comportamentos positivos que busquem somar o que há de melhor nas partes envolvidas dentro dos processos de negociação.
http://www.unigranrio.br/pos/stricto/mest-adm/pdf/dissertacoes/dissertacao-claudio_domingos_da_silva_zeferino.pdf
...