Quais As Principais Afirmações Da Filosofia Das Luzes?
Artigos Científicos: Quais As Principais Afirmações Da Filosofia Das Luzes?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pyetrah • 18/2/2014 • 321 Palavras (2 Páginas) • 3.944 Visualizações
R – Pela razão, o homem pode conquistar a liberdade e a felicidade social e política, a razão é capaz de aperfeiçoamento e progresso, e o homem é um ser perfectível, o aperfeiçoamento da razão realiza pelo progresso das civilizações, que vão das mais atrasadas às mais adiantadas e perfeitas, há diferença entre natureza e civilização.
Qual a diferença entre fisiocratas e mercantilistas?
R – A corrente fisiocrata diz que a agricultura é a fonte principal das riquezas e a mercantilista diz que o comercio é a fonte principal da riqueza das nações.
CAPÍTULO 5 – ASPECTOS DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
Como os filósofos do século XIX (Hegel e Comte) entendiam a história?
R – A historia é a realidade, que a razão, a verdade e os seres humanos são essencial e necessariamente históricos.
Como os filósofos do século XX passaram a pensar a historia?
R – Afirmavam que a historia é descontinua e não progressiva, cada sociedade tem sua historia própria em vez de ser apenas uma etapa numa historia universal das civilizações.
Como era o otimismo dos filósofos do século XIX com relação às ciências e às técnicas?
R – Para eles às ciências e às técnicas melhoravam com o passar do tempo, acumulando conhecimento e praticas, aperfeiçoando-se cada vez mais, de modo que, o presente é melhor e superior, se comparado ao presente.
Por que no século XX desapareceu o otimismo com relação às ciências e às técnicas?
R – As duas grandes guerras mundiais, o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki, os campos de concentração nazistas e estalinistas, as guerras da Coréia, do Vietnã, do Oriente Médio, do Afeganistão, as invasões russas da Hungria e da Tchecoslováquia, as ditaduras sangrentas da América Latina e da África, a devastação de mares, florestas e terras, a poluição do ar, os perigos cancerígenos dos alimentos e remédios, o aumento de distúrbios e sofrimentos mentais, os problemas éticos e políticos surgidos com o desenvolvimento da genética e da engenharia genética etc.
...