Quais são As Diferenças Entre Filosofia E Mito?
Artigo: Quais são As Diferenças Entre Filosofia E Mito?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: biancaherr • 25/11/2014 • 260 Palavras (2 Páginas) • 612 Visualizações
Quais são as diferenças entre Filosofia e mito?
O mito é uma das primeiras tentativas de explicar questionamentos. São narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem e curiosidades que não eram compreendidos por eles. Essas explicações baseavam-se em criaturas sobrenaturais, como deuses, semideuses e heróis.
Por outro lado, a filosofia procura através da investigação, análise, reflexões e argumentos, saber explicar a realidade, com razão e lógica, de situações gerais ou específicas originadas pela inquietação e curiosidade do ser humano. Distingue-se da mitologia por sua ênfase em argumentos racionais, enquanto que o mito enfatiza em argumentos simbólicos e de caráter imaginário.
Segundo Marilena Chauí, quais são as principais condições (3 condições) históricas que explicam o surgimento da Filosofia no ocidente grego? Explicar.
As principais condições históricas que explicam o surgimento da Filosofia na Grécia ocidental são a desmistificação do mundo – rompimento de mitos e exigência de uma explicação racional sobre sua origem -; o crescimento da capacidade de abstração e de generalização – que a partir da invenção da moeda e do calendário permitiu a percepção de valores e do tempo como algo natural e não como um poder divino incompreensível -; e a invenção da política - que introduziu três aspectos novos e decisivos para o nascimento da Filosofia: a ideia da lei como expressão da vontade coletiva humana, a palavra como direito de cada cidadão emitir em público sua opinião e a ideia da compreensão de pensamentos por todos, sem que esses sejam secretos ou misteriosos.
...