Questoes De Filosofia
Artigo: Questoes De Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suyduphy • 30/9/2014 • 1.128 Palavras (5 Páginas) • 2.490 Visualizações
6)Quais são as diferenças entre Filosofia e mito?
1- o mito procura um passado muito distante, antes de tudo existir, para explicar como foi que surgiu. A filosofia tenta explicar o como e também o porque tanto no passado quanto no presente e futuro.
2- O mito utiliza formas e figuras que não existem no nosso mundo, e a filosofia explica o natural, o que é real, utilizando nossos elementos conhecidos.
3- O mito não tem lógica, possui brechas para contestações, e por vezes conta algo impossível. A filosofia, utiliza a razão e a lógica para argumentar e criar teorias.
7)Segundo Marilena Chauí, quais são as principais condições (escolher 3) históricas que explicam o surgimento da Filosofia no ocidente grego? Explicar.
1- O uso de leis. Como uma expressão humana como forma de decidir o que sera melhor pra si.
2- O valor da palavra. Não apenas as pessoas que diziam receber deuses eram ouvidas, mas qualquer cidadão tinha o direito a palavra.
3- A politica usado como poder e direito publico. Não reservado a alguma seita ou escondido da população, mas sim exposta para ser discutida, argumentada, dialogada.
8)O que denota a palavra “filosofia”?
A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.
Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem deseja-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
9)Quem é o filósofo segundo Pitágoras a partir do argumento dos 3 tipos de pessoas que compareciam aos jogos olímpicos? Explicar.
O filosofo é a pessoa que vai aos jogos, não para competir ou para vender algo, mas sim para apreciar. Porque as perguntas e questionamentos feitos por um filosofo não são usadas para vender ou se aparecer, e sim para obter conhecimento, experiências, sabedoria. Ninguém sabe mais do que ninguém, é tudo uma troca de informações, não há um ganhador, não existe medalhas, porque a verdade hoje será outra amanhã.
10)Quais são as características da filosofia como um fato tipicamente grego?
Não consegui encontrar no texto. Encontrei aonde falavam a respeito, mas não consegui identificar sobre quais características estavam falando.
Vou colar a parte que fala no texto, mas não consegui identificar quais seriam essas características.
Quando se diz que a Filosofia é um fato grego, o que se quer dizer é que ela possui certas características, apresenta certas formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelece certas concepções sobre o que sejam a realidade, o pensamento, a ação, as técnicas, que são completamente diferentes das características desenvolvidas por outros povos e outras culturas.
11)Qual é o legado que a filosofia grega deixou para o ocidente europeu? Discorrer sobre três contribuições.
1- De que a natureza age da mesma forma em qualquer lugar do planeta, se a semente for plantada ela cresce, o vento sopra, o mar tem ondas. A natureza obedece uma mesma regra/lei em todos os cantos do planeta.
2- De que nós, seres humanos, temos a capacidade de entendermos a natureza. Usando nosso raciocínio, observações e constatações, conseguimos entender, prever e conhecer a natureza, sem precisar que uma entidade divina nos ajude. Não precisamos orar para a deusa Hera para uma boa colheita, basta conhecermos o solo, as previsões climáticas e saberemos a hora de plantar e colher.
3- De que nós, seres humanos, por natureza, buscamos a felicidade. Buscamos nosso sentido se justiça, nosso prazer, nosso conforto. Criamos alguns valores e morais para seguirmos, e assim poder justificar nossas ações e dar um sentido a vida.
12)Segundo Kant,
...