Questões filosofia e ética
Por: Giulia Nicoletti • 27/5/2022 • Resenha • 282 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
A partir da leitura do teto complementar “Valores morais e não morais”, de Sánchez Vásquez, resolva as questões:
- Um mesmo objeto pode ter diversos valores. Explique e dê exemplos.
Um mesmo objeto pode ter diversos valores, como de “utilidade” ou “beleza”, mas acostumamos chamá-los de bons e muitas vezes se torna algo análogo, como por exemplo, essa faca é boa. Nesse exemplo a faca está servindo na função a qual foi dada, a de cortar, entretanto, também possui o significado de bondade, sendo assim, se a faca matar uma pessoa, ela continuará sendo boa em sua função original, mas ela não possui sentimentos para ter matado alguém (mesmo que tenha sido boa ainda), muito menos ter cortado algo sem uma força humana para utilizá-la. Por fim, pode-se dizer que os objetos não possuem valores morais.
- Quando se pode falar em valor moral propriamente dito?
Os valores morais existem em atos ou produtos humanos. Somente os atos ou produtos que os homens podem reconhecer como seus, isto é, os realizados consciente e livremente, e pelos quais se lhes pode atribuir uma responsabilidade moral. Também podemos qualificar moralmente o comportamento dos indivíduos ou de grupos sociais, as intenções de seus atos e seus resultados e consequências, as atividades das instituições sociais
- Leia a citação de Oscar Wilde (ao final), e explique usando os argumentos do texto de Sánchez Vásquez.
A citação quer dizer que os livros não possuem valores morais, isso se dá por ser um objeto, e como explica o texto de Sánchez Vásquez, apenas atos ou produtos humanos podem ter valores morais. Nenhum objeto possui sentimentos ou responsabilidade pelos seus atos, por exemplo, mas aquele que utilizar o livro e lê-lo possui valor moral.
...