REFLEXÃO FILOSOFICA
Exames: REFLEXÃO FILOSOFICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karoline1234567 • 2/6/2014 • 489 Palavras (2 Páginas) • 482 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
ALUNA: KARINA
A REFLEXÃO FILOSÓFICA.
• OS TÓPICOS RELACIONADOS A SEGUIR VISAM VERIFICAR A COMPREENÇÃO DOS TEMAS ABORDADOSNO CAPITULO. EXPLIQUE CADA UM DELES.
a) O PARALELO ENTRE SÓCRATES E A ATITUDE FILOSÓFICA;
Sócrates considerado um grande pensador, preferiu a morte ao ter que renunciar a filosofia, pois foi acusado de corromper a mocidade e negar os deuses da cidade. Assim como a sua própria filosofia ele perturbava e incomodava porque a filosofia se confronta com o poder e com a submissão das idéias dominantes.
Para os poderosos de Atenas, Sócrates tornava-se um perigo e quando levado a assembléia não se defende e foi condenado a morte ao tomar veneno “cortaram o mal pela raiz” assim como fazem em tempos de ditadura quando retiram a filosofia das escolas.
b) DIFERENÇAS ENTRE FILOSOFIA DE VIDA E FILOSOFIA.
A filosofia acompanha o ser humano ao longo de sua existência, pois ela tem a ver com o pensamento ou com o ato de pensar. O homem analisa sua experiência diária, assim, diz-se que se tem uma filosofia de vida. No entanto, não deve-se confundir a filosofia de vida com a filosofia propriamente dita que possui um pensamento rigoroso, fundamentado e nunca é examinado de modo parcial enquanto a filosofia de vida não é um pensamento aprofundado e nem sempre examina seus fundamentos.
c) CIÊNCIA E FILOSOFIA.
Um ponto em comum entre a filosofia e a ciência é que ambas buscam responder seus questionamentos através de argumentos racionais e sólidos. O que as diferencia é que a primeira estuda o “por que” e o “o que é” e busca seu ponto de vista visando à totalidade, pois a visão da filosofia é de conjunto. Enquanto a ciência estuda o “o que” e o “como” os fenômenos acontecem além de que cada vez mais a ciência tende para a especialização.
d) CARACTERIZAÇÃO DA REFLEXÃO FILOSOFICA.
A reflexão filosofia vai a raiz do pensamento. Ela é radical, pois o pensamento volta para si próprio, é pensar o que já foi pensado só que dessa vez com um maior rigor, se perguntando “será que é isso mesmo” ou “será que isso é realmente desse jeito” é por em pauta aquilo que eu já conheço ou acho que conheço.
e) A NECESSIDADE DA FILOSOFIA.
“A filosofia é a ciência com a qual ou sem a qual tudo continua tal e qual” esse é um ditado popular italiano bastante conhecido que mostra uma visão pejorativa a respeito filosofia ou dos filósofos. Mesmo com varias pessoas tendo uma visão negativa da filosofia ela não deixa de ser importante ou necessária para o ser humano, pois a filosofia tira o homem da estagnação e o faz evoluir. Permite ao homem por meio da reflexão uma visão maior daquilo que acontece ao seu redor, um conhecimento superior aquele que o senso comum proporciona.
...