Relacionando A Existencia Da Escola Conforme A Conhecemos, Ou Seja, Como Instância Privilegiada De Educação Com A Ascensão Da Burguesia E O Estabelecimento Do Estado Burgues
Ensaios: Relacionando A Existencia Da Escola Conforme A Conhecemos, Ou Seja, Como Instância Privilegiada De Educação Com A Ascensão Da Burguesia E O Estabelecimento Do Estado Burgues. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fredili • 27/10/2013 • 752 Palavras (4 Páginas) • 617 Visualizações
Plano de Aula – “Diversidade cultural: Cultura afro no contexto escolar”.
Disciplina: Arte
Alunos: Ensino Fundamental e Ensino Médio
1. INTRODUÇÃO
O Plano de Aula sobre a "Diversidade cultural: cultura afro no contexto escolar" pretende abordar as questões de se valorizar e compreender um pouco mais sobre a beleza e diversidade da cultura afro-brasileira. A valorização da cultura afro-brasileira tem sido enfocada nos dias de hoje, como por exemplo, a lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Educação do Ensino Fundamental e Médio. Para tanto, será enfatizado o valor educacional da cultura afro descendente através do ensino de arte e da dança, propiciando um resgate cultural, apresentando a cultura afro-brasileira como elemento de integração da comunicação individual e coletiva, pois através dela facilitaremos as relações sociais, reconhecendo os conflitos inerentes a esse tema.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
A escola é um espaço que oportuniza os/as alunos/as a conviverem com outras crianças de mesma faixa etária e é um ambiente propício para que ocorra o aprendizado. Esse, segundo as Diretrizes Curriculares da Educação, deve preconizar o seu desenvolvimento em todas as dimensões do ser humano. Nesse universo escolar a diversidade, a diferença e a desigualdade se fazem presentes também nas questões étnicas e culturais.
A dança e a cultura afro-brasileira seria uma das maneiras de apresentar aos alunos uma novidade carregada desse potencial educativo, pois no seu ensinamento utilizamos o movimento consciente para expressar ideias, pensamentos e reflexões nos âmbitos filosóficos, sociais e políticos. Além de valorizar a cultura dos negros e de seus descendentes.
3. OBJETIVOS
Geral:
Propor a cultura afro-brasileira nas aulas de docência de Arte e oportunizar aos alunos/as o conhecimento de alguns tipos de dança afro, bem como nas aulas de arte promovendo novas experiências, assegurando a formação cultural e humana do discente.
Específicos:
- Fazer uma apresentação teórica da cultura afro-brasileira, com a possibilidade de sua identificação e entendimento como cultura popular;
- Reconhecer as diferentes manifestações culturais como produção da humanidade nos diferentes tempos e nos diferentes espaços, relacionando-as com o contexto local.
- Respeitar a diversidade cultural, étnica, religiosa.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A cultura é histórica, pensar em cultura é pensar em conhecimento, significado e formas de interpretar o mundo e nosso cotidiano. A construção de uma cultura é baseada no que fomos agregando ao longo da história para transformar e transmitir nosso pensamento, nossas formas de ser e sentir. Conhecer, aprender, ver as diferenças, como somos e como nos relacionamos é se apropriar do conhecimento.
Precisamos ver que existem diferenças e fica difícil estabelecer critérios rígidos e históricos sobre o que seria bom ou ruim na construção cultural, pois trilhamos caminhos diversos
...