Relação entre o Discurso de Péricles, o Mito de Prometeu e Antígone
Por: Gabriel Togeiro • 17/2/2016 • Trabalho acadêmico • 388 Palavras (2 Páginas) • 564 Visualizações
Relação entre o Discurso de Péricles, o Mito de Prometeu e Antígone
Antígone e o Mito de Prometeu fazem parte da mitologia grega e ambos integram o gênero de tragédia. No entanto, o Discurso de Péricles data do século V a.C. e é feito em meio à Guerra do Peloponeso, travada entre Esparta e Atenas.
O discurso fúnebre é feito em homenagem aos guerreiros mortos na guerra, após o seu sepultamento. No Mito de Prometeu, o deus Prometeu é castigado por ter entregue o Fogo aos humanos, sua sentença é ficar acorrentado no cume do monte Cáucaso, onde um corvo lhe dilaceraria o fígado todos os dias; como Prometeu era imortal, seu castigo seria eterno e seu sofrimento constante. Já em Antígone, Polinice tem seu sepultamento negado como represália por ter assassinado seu irmão Etéocles, sendo condenado a uma morte indigna.
Péricles exalta todos os guerreiros que lutaram e deram suas vidas por Atenas, dignificando-lhes a vida e a morte, além de incentivar a procriação entre os cidadãos, para que Atenas continue forte. Prometeu, por ser um deus e imortal, recebe o castigo para que sofra eternamente. Sua libertação só acontece por intermédio de Héracles, que o liberta para que possa retomar sua dignidade e seguir sem o sofrimento eterno. Contudo, em Antígone, a personagem homônima luta pelo sepultamento do irmão condenado por Creonte. Sua luta ilustra a tentativa de dignificar a morte do irmão.
As três obras tratam da dignidade por meio de diferentes abordagens. Péricles busca a dignificação do grupo como forma de incentivo para a manutenção do poder de Atenas perante as demais nações. O Mito de Prometeu trata da criação da vida, das atribuições de cada animal e das qualidades humanas. Por roubar o Fogo do Olimpo e entrega-lo aos humanos como forma de bondade, Prometeu é castigado e perde sua dignidade por traição. Por fim, em Antígone, a irmã de Ismênia entra em uma luta feroz pelas últimas honras de seu irmão, o qual fora proibido de ser sepultado, até que acaba tendo também um fim trágico. Sendo filhos incestuosos de Édipo com Jocasta, estavam todos condenados à desgraça e à falta de dignidade.
...