Resenha Livro Multidisciplinaridade
Por: Deb Tol • 11/12/2017 • Resenha • 878 Palavras (4 Páginas) • 452 Visualizações
O livro “Interdisciplinaridade: Conceitos e distinções”, escrito pelo professor doutor Jayme Paviani licenciado em Filosofia, Bacharel em Direito e Doutor em Letras. Neste livro, o autor busca examinar as relações entre disciplinaridade e interdisciplinaridade, com o objetivo explicar a referência e os possíveis significados do conceito interdisciplinar, apontando que o objetivo principal desse fenômeno pedagógico e científico não é seu conceito, mas a sua experiência. Esse ensaio é desenvolvido através de um estudo crítico que busca levar ao leitor a reflexão sobre a necessidade de rigor científico no uso do termo e na prática do ensino e da pesquisa, desejando evitar modismo, desgaste e confusão o conceito interdisciplinar.
Ao iniciar o primeiro capítulo do livro, intitulado “Conceitos e Distinções Preliminares”, o autor cita Olga Pombo, que coloca que a interdisciplinaridade não é algo que temos que fazer, mas algo que está a fazer independente da nossa vontade, ou seja é uma condição das relações entre os homens e o mundo.
Para o autor a interdisciplinaridade ocorre nas escolas por meio do planejamento e da organização curricular, nas universidades através da organização curricular e programas de ensino e pesquisa e na profissão com métodos de intervenção, e portanto difícil construir uma definição satisfatória desse conceito, que não seja superficial. Esse fenômeno tem sua origem relacionada às transformações no modo de produzir a ciência e perceber a realidade, na rigidez e falsa autonomia das disciplinas e a produção de novos conhecimentos. Sendo assim ela se coloca como uma necessidade epistemológica, mas também política de organização do conhecimento.
Segundo Paviani a interdisciplinaridade não possui uma resposta única. Pois nem os que teorizam e nem os que praticam, oferecem uma definição satisfatória, isso ocorre por uma onda que acabou usado inadequadamente e superficialmente o termo em seu surgimento. De uma forma muito coerente, o autor explica que o termo interdisciplinaridade só pode ser explicado de uma forma interdisciplinar e cita três perspectivas envolvidas no âmbito de descrição desse conceito: Primeiro o objeto ou problema de pesquisa, segundo a atividade de pesquisadores voltada para um mesmo objeto ou problema e terceiro a aplicação de conhecimentos de uma disciplina em outra.
Paviani ressalta que as relações entre às ciências ocorrem de diferentes formas, cada ação interdisciplinar possui um modo peculiar e o trabalho da interdisciplinaridade é o de encurtar a distância entre os conhecimentos tanto na pesquisa quanto no ensino. Ele acrescenta que não existem fórmulas e modelos para alcançar a interdisciplinaridade, os vínculos entre as ciências e as disciplinas são parciais e auto-organizativas, de modo que para cada proposta de ação interdisciplinar é necessário a formulação de um processo teórico-metodológico.
Existem interações entre as disciplinas e as atividades docentes, tais disciplinas e atividades podem ser designadas por prefixos, inter, trans e multi. É possível notar que esses prefixos quando não são expostos a crítica da concepção tradicional de disciplina tem pouca validade. Usa-se abusivamente o termo transdisciplinar, porém não existe uma efetivação da interdisciplinaridade no ensino em geral. A transdisciplinaridade na condição epistemológica, de primeiro significa a possibilidade de ultrapassar o domínio das disciplinas formalmente estabelecidas, e de segundo pode ser traduzido como possibilidade de estabelecer uma ponte entre a ciência,
...