Resumo Freud
Por: brunaferreiraj • 26/11/2017 • Resenha • 509 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
[pic 1]
FREUD
- Sigismund Freud demonstrou em sua filosofia que o homem não é apenas um ser racional, mas existem nele impulsos de origem irracional que conseguem o influenciar. Estes impulsos irracionais tem origem no inconsciente e se manifestam através dele, sendo o inconsciente parte maior de nossa psique.
- Freud foi o criador do termo Narcisismo que em tese significa o sentimento de amor dirigido ao próprio indivíduo, ou a si mesmo.
- Psique ou mente é composto na teoria de Sigismund Freud por consciente, pré- consciente ou subconsciente, ambos compõem parte menor no todo que é a mente. A terceira parte que compõe a psique temos o inconsciente.
- ANALOGIA AO ICEBERG
A teoria da mente foi criada por Sigismund Freud entre 1900 e 1905, e para isso ele fez analogia com um iceberg da seguinte forma, o que está emerso, ou seja, fora da água é consciente a parte menor da psique, é onde ocorre o nosso desenvolvimento, onde temos acesso de forma imediata e rápida.
O pré-consciente ou subconsciente é onde está armazenado nossas memórias, lembranças e também nossos fundamentos.
O inconsciente por sua vez é parte maior ocupante da psique, a parte submersa do iceberg, por isso a parte que não se pode ver. O que ocorre no inconsciente não é percebido diretamente no consciente
- MODELO ESSTRUTURAL DA PERSONALIDADE
-Id: O id é formado pelos instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes.
-Ego: O ego desenvolve-se a partir do id com o objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes, ou seja, levando em conta o mundo externo.
-Superego: A parte moral da mente humana e representa os valores da sociedade.
O EGO para se proteger das ações do ID e do SUPEREGO ele faz uso dos mecanismos de defesa, essa atitude então é uma tentativa do EGO permanecer sadio. Segundo Sigmund Freud todos os seres humanos apresentam mecanismos de defesa, o surgimento deses mecanismo ocorre devido o surgimento da angústia oriunda dos conflitos estabelecidos, a partir disso podem surgir os mecanismos de defesa, alguns deles listados a seguir:
- Compensação;
- Negação;
- Regressão;
- Identificação;
- Sublimação;
- Racionalização;
- Formação reativa;
- O SUPEREGO se localiza na parte inconsciente da Psique e está profundamente ligado à moral e é uma instância repressora do ID e do EGO.
- Neurose Obsessiva
.Ela se relaciona a partir de uma experiência traumática, de ideias obsessivas e de desejos recalcados. - Complexo de Édipo
é um termo usado por Sigmund Freud em sua teoria de estágios psicossexuais do desenvolvimento para descrever os sentimentos de um menino: desejo pela mãe e ciúme e raiva em relação a seu pai. - Religião - Ilusão
O princípio desta teoria se dá ao fato de atualizar e fundamentar o complexo de Édipo. Para Freud, a religião é uma ilusão que tem as suas raízes profundas no psiquismo humano.
...