Seminário Pré Socrático
Por: dutraceli • 10/4/2019 • Seminário • 279 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS – SÃO GABRIEL
DEMY CELI DA SILVA DUTRA
SEMINÁRIO: OS PRÉ-SOCRÁTICOS
FILOSOFIA RAZÃO E MODERNIDADE
BELO HORIZONTE
2019
- FILOSOFOS DE DESTAQUE NO PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO
- Tales de Mileto (Substancia fundamental – Água)
- Heráclito de Éfeso (Substancia fundamental – Fogo)
- Parmênides de Eléia (Substancia fundamental – Eon ou Ser)
- Pitágoras (Substancias fundamentais – Números)
- Demócrito (Substancias fundamentais – Átomos)
- ESCOLA IÔNICA X ESCOLA PITAGÓRICA
Enquanto os iônicos tentavam encontrar uma única substancia fundamental e cada um optava por uma distinta, os pitagóricos estavam certos de suas convicções e era unanimidade para os mesmo que tudo era uma questão numérica e geométrica. Os iônicos preferiam e trouxeram teorias voltadas para a razão, enquanto os pitagóricos também valorizavam o misticismo.
Quando comparados voltado para astronomia um impasse de teoria surge já que, enquanto o iônico Anaximandro acreditava num modelo astronômico com a Terra centralizada o pitagórico Filolau apresentou a todos o primeiro esboço do modelo como conhecemos hoje, o heliocêntrico (onde o Sol é o centro) .
As duas escolas representam uma influência gigantesca para filosofia moderna, enquanto os iônicos são mais valorizados cientificamente, já que Tales é conhecido com o “pai” da ciência moderna. Os pitagóricos são valorizados no âmbito matemático e geométrico, com conceitos e ideias respeitados e seguidos até hoje, como por exemplo, o teorema de Pitágoras.
Pode se concluir que, o que as duas escolas tem de mais em comum é a influência e o marco que deixaram na historia da Filosofia, enquanto seu maior impasse se deve ao objetivo, enquanto os iônicos tentam encontrar a substancia fundamental os pitagóricos apenas definem tudo com conceitos matemáticos.
...