Separação Entre Execução E Reflexão Sobre Trabalho
Exames: Separação Entre Execução E Reflexão Sobre Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pastrana • 8/10/2013 • 351 Palavras (2 Páginas) • 984 Visualizações
Separação entre execução e reflexão sobre trabalho
Partindo de Marx, André Gorz acrescenta que, “os trabalhadores da ciência e da técnica, no interior de sua função técnico-científica, têm a função de reproduzir as condições e as formas de dominação do capital sobre o trabalho”. As ciências e as técnicas não são, assim, ideologicamente neutras. Elas favorecem a reprodução do capital e de sua lógica.
O próprio Marx já havia sugerido que o desenvolvimento geral da ciência e do progresso tecnológico - a utilização do conhecimento científico-tecnológico na produção capitalista - torna-se o motor da criação da riqueza efetiva. E esta é cada vez menos dependente do tempo de trabalho.
Esse conhecimento científico, que resulta da apropriação capitalista do saber social geral, mostra-se como tendência da produção e reprodução capitalista, em sua fase avançada. Isso acentua cada vez mais a separação entre a execução do trabalho e a reflexão acerca do que se faz, acentuando o estranhamento (a alienação) do sujeito em relação ao que ele faz.
Diferença entre Trabalho e emprego
Vale dizer que há diferença entre trabalho e emprego. Enquanto o primeiro envolve a atividade executada em si, o segundo refere-se ao cargo ou ocupação de um indivíduo numa empresa ou órgão público.
ANÀLISE
O trabalho é entendido como um processo entre a natureza e o homem, é exclusivamente humano.
Antes de haver separação entre o trabalho manual e trabalho intelectual, trabalham juntas a execução e a reflexão, em sua ocupação.
Porem agora, a alienação é total. Na manufatura (pré-capitalista) o trabalhador é explorado, mas não é despojado (esnobado) do seu saber.
A alienação é apenas do corpo.
Já no capitalista ( trabalho industrial), o processo de trabalho é separado pelo capital que o remota ( distancia) à sua própria lógica. Ou seja, a divergência entre o trabalhador e as forças intelectuais do processo material de produção, que são apropriadas pelo capital.
Já na relação hierarquia na indústria, ocorre divisão entre o trabalho manual e intelectual, em relação a técnico – científicos, sua função é organizar o processo de trabalho e os operários que executam.
Hierarquia: Dono, Diretor, Gerente, Supervisor, Peão, Estagiário.
Ou seja, a divisão das tarefas a serem executadas pelo trabalhador.
...