Sobre a evolução histórica do pensamento filosófico ocidental
Seminário: Sobre a evolução histórica do pensamento filosófico ocidental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tttyuuuu • 29/5/2014 • Seminário • 2.543 Palavras (11 Páginas) • 1.074 Visualizações
1.Quando começamos a estudar Filosofia, somos logo levados a buscar o que ela é. Nossa primeira surpresa surge ao descobrirmos que não há apenas uma definição da Filosofia, mas várias. Uma primeira aproximação nos mostra quatro definições gerais do que seria a Filosofia. Assinale a assertiva que melhor define o conceito de Filosofia.
a) É uma explicação da realidade a partir de nossas experiências cotidianas, ou seja, é o conhecimento que adquirimos através de nosso senso comum. Portanto, cada pessoa possui um conceito próprio, individual, pessoal e intransferível do que seja Filosofia.
b) É uma visão de mundo de um povo, de uma civilização ou de uma cultura. A Filosofia é um conjunto de idéias, valores e práticas pelos quais uma sociedade apreende e compreende o mundo e a si mesma, definindo para si o tempo e o espaço, o sagrado e o profano, o bom e o mau, o possível e o impossível, o contingente e necessário.
c) É a fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas, isto é, ocupa-se com os princípios, as causas e condições do conhecimento que pretendam ser racional e verdadeiro; com a origem, a forma e o conteúdo dos valores éticos, políticos, religiosos, artísticos e culturais; com a compreensão das causas e das formas da ilusão e do preconceito no plano individual e coletivo; com os princípios, as causas e condições das transformações históricas dos conceitos, das ideias, dos valores e das práticas humanas.
d) É sabedoria de vida, isto é, pensar sobre a vida moral, dedicando-se à contemplação do mundo e dos outros seres humanos para aprender e ensinar a controlar seus desejos, sentimentos e impulsos e a dirigir a própria a própria vida de modo ético e sábio. A Filosofia é uma escola de vida ou uma arte do bem-viver; seria uma contemplação do mundo e dos homens para nos conduzir a uma vida justa, sábia e feliz.
e) É o esforço racional para conceber o universo como totalidade ordenada e dotada de sentido. A tarefa da Filosofia é conhecer a realidade inteira, provando que o universo é uma totalidade, isto é, algo estruturado ou ordenado por relações de causa e feito, e que essa totalidade é racional, ou seja, possui sentido e finalidade compreensíveis pelo pensamento humano.
12. Sobre a evolução histórica do pensamento filosófico ocidental, é incorreto afirmar:
a) A Filosofia Grega é dividida em quatro grandes períodos, nos quais seu conteúdo muda e se enriquece; período pré-homérico, pré-socrático ou cosmológico, socrático ou antropológico e sistemático.
b) A Filosofia Patrística, inicia-se com as epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João e termina no século VIII. Resultou dos esforços feitos pelos dois apóstolos intelectuais, Paulo e João, e pelos primeiros padres da Igreja para conciliar a nova religião, o Cristianismo, com pensamento filosófico dos gregos e romanos.
c) A Filosofia da Renascença é marcada pela descoberta de obras de Platão, desconhecidas na Idade Média, e de novas obras de Aristóteles, que passam a ser lidas em grego e a receber novas traduções latinas, mais acuradas e fiéis. A época também se dedica à recuperação das obras dos grandes autores e artistas gregos e romanos e à imitação deles.
d) A Filosofia Moderna é conhecida como "o Grande Racionalismo Clássico", nasce procurando vencer um ambiente de pessimismo teórico, reinante no final do século XVI e início do XVII. Esse pessimismo teórico é o ceticismo, ou seja, a atitude filosófica que duvida da capacidade da razão humana para conhecer a realidade exterior e o homem.
e) A Filosofia Contemporânea abrange o pensamento filosófico que vai de meados do século XIX e chega aos nossos dias. Esse período, por ser mais próximos de nós, parece ser o mais complexo e o mais difícil de definir, pois as diferenças entre as várias filosofias ou posições filosóficas nos parecem muito grandes porque as estamos vendo surgir diante de nós.
13. "Seu grande legado foi em dois sentidos: um, o da sua obra crítica. Aberta, roteirizando a atualização do pensamento brasileiro; outro, o dos seus seguidores, que continuaram levando o Brasil a afirmar uma cultura transformadora, própria e ao alcance dos brasileiros.(...) Foi, antes de tudo, um escritor de jornais, um colaborador frequente, ágil, que sabia da velocidade da imprensa como vanguarda das novidades transformadoras.
O texto acima se refere a um dos mais importantes filósofos brasileiros. Falamos de:
a) Antonio Paim.
b) Roland Corbisier.
c) Marcelo Perine.
d) Tobias Barreto.
e) Henrique C. Lima Vaz.
14. Sobre o conceito de Epistemologia, podemos afirmar que:
a) É o conhecimento das formas e regras gerais do pensamento correto e verdadeiro, independentemente dos conteúdos pensados; regras para a verificação da verdade ou falsidade de um pensamento ou de um discurso.
b) É a análise crítica das ciências, tanto as ciências exatas ou matemáticas, quanto as naturais e as humanas; avaliação dos métodos e dos resultados das ciências; compatibilidades e incompatibilidades entre as ciências; formas de relações entre as ciências.
c) É o estudo das diferentes modalidades de conhecimento humano: o conhecimento sensorial ou sensação e percepção; a memória e a imaginação; o conhecimento intelectual; a idéia de verdade e falsidade; a idéia de ilusão e realidade; formas de conhecer o espaço e tempo.
d) É a linguagem como manifestação humana; signos, significações; a comunicação; a passagem da linguagem oral à escrita, da linguagem cotidiana à filosófica, à literária, à científica; diferentes modalidades de linguagem como diferentes formas de expressão e de comunicação.
e) É o estudo caracterizado pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua inteireza, quer pela busca da realidade capaz de abranger todas as outras, o Ser, quer pela definição do instrumento capaz de apreender a realidade, o Pensamento, tornando-se o homem tema inevitável de consideração.
15. Leia a texto em referência e assinale a alternativa correta:
"O prazer é o início e o fim de uma vida feliz. Com efeito, nós identificamos com o bem primeiro e inerente ao ser humano, em razão dele, praticamos toda escolha e toda recusa, e a ele chegamos escolhendo todo bem de acordo com a distinção
...