Sociologia
Por: Mandy C. • 3/12/2015 • Trabalho acadêmico • 691 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
OBJETIVO MACUNAÍMA
AMANDA SOUZA COSTA
SOCIOLOGIA
Conceitos
Boa Vista-RR
2015
SOCIOLOGIA
Conceitos
Relatório final, apresentado a escola Objetivo Macunaíma, como parte das exigências para a obtenção do título de aprovada na matéria de Sociologia.
Wemerson Antonio
BOA VISTA-RR
2015
CONCEITUE
- Trabalho: Algo ruim; instrumento de tortura no sentido literal derivado do latim tripalium; esforço humano;
- Produção, meios de produção e relações sociais de produção: Maneira que o ser humano age sobre a natureza material com o objetivo de buscar seu próprio prazer. Produção, o trabalho por meio de forças. Meios de produção, os meios para adquirir aquilo que lhe convém.
- Divisão social do trabalho: Divisão entre as pessoas e seus trabalhos sociais, podendo ser vista como algo solidário ou cruel dependendo do seu ponto de vista.
- Classes sociais: Lugar que um determinado indivíduo pertence, dependendo do seu capital. Quanto mais alto for, maior será a classe social pertencente.
- Mais Valia (absoluta e relativa): A diferença entre dois valores: O valor do tempo e o da força de trabalho. Podendo ampliar as horas de trabalho (absoluta) ou reduzir a força de trabalho, aumentando sua produtividade através de novas tecnologias (relativa).
- Alienação do trabalho: Trabalhador explorado pelo pratão; perda de autonomia; a ignorância sobre seus direitos; o mesmo trabalho sempre, sem a menos saber o resultado do produto;
- Solidariedade (orgânica e econômica): Liga o indivíduo a sociedade. Solidariedade orgânica é aquela que tem a divisão de trabalho e a econômica é aquela onde o indivíduo é o que há de mais importante. Um conceito homogêneo.
- Fordismo, taylorismo e toyotismo: Modelos de produção industrial
- Fordismo: Produção em massa, cada operário com sua tarefa especifica e linhas de montagens.
- Taylorismo: Impedir “movimentos inúteis”, otimização da mão-de-obra para aumentar a racionalização dos movimentos.
- Toyotismo: Terceirização, controle na qualidade, flexibilidade da produção melhores condições de trabalhar, uma melhora de todas as falhas do fordismo.
- Flexibilidade da produção: Relacionado com o toyotismo, flexibilizou a produção em massa que acontecia no fordismo.
- Terceirização e privatização: Privatização equivale a tornar “privadas” as propriedades e terceirização são serviços prestados para outras empresas\instituições
RESPONDA O QUE SE PEDE.
- Defina o que foi a crise do fordismo e o surgimento do toyotismo caracterizado pela flexibilização do modo de produção.
R*= A crise do fordismo foi uma fragmentação política, econômica e social ligada a exploração dos operários. Uma estratégia que prezava o número de produção e não qualidade.Com o extremismo do fordismo, surge o toyotismo que busca a qualidade do meio de produção e a sua flexibilização procurando uma mão-de-obra mais especializada que a procurada no fordismo. Basicamente, o toyotismo surgiu para fazer uma melhoria do regime que o fordismo aplicava.
...