Sociologia conceito de socialização, tendo em conta a família e a escola
Tese: Sociologia conceito de socialização, tendo em conta a família e a escola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatusino • 15/9/2014 • Tese • 249 Palavras (1 Páginas) • 528 Visualizações
1. (UFPR) Para viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá-los em sua vida prática em comportamentos que são aceitos socialmente. Esse processo na Sociologia compreende o que se chama de socialização.
Como se desenvolve esse processo de socialização nas sociedades modernas e quais as principais instituições responsáveis por ele?
resposta da questão 1:
O aluno deve explicar o conceito de socialização considerando a família e a escola e seus papeis neste processo; a família e a socialização primária; a escola e a socialização secundária. A introdução da criança no convívio social e sua preparação para o trabalho.
Considerar a família como instituição responsável pela transmissão das primeiras regras de comportamento social para a criança;
Mencionar a importância do processo de Socialização para a Sociologia, por ser através dele que o indivíduo se transforma de um ser egoísta em ser social;
É pela Socialização que a criança apreende os valores e normas vigentes em uma sociedade determinada.
3. (UFPR) A Sociologia surge no final do século XIX para dar conta, em certa medida, das transformações que ocorreram na sociedade, principalmente na França e na Inglaterra, a partir do século XVIII. Que transformações foram essas e quais as suas principais características.
resposta da questão 3:
Citar a Revolução Industrial Inglesa e a Revolução Francesa e o que significou cada uma delas. Ou seja, a revolução Industrial que modificou radicalmente a organização da produção econômica e a Revolução Francesa que muda radicalmente as relações entre os indivíduos e o poder do Estado.
...