Socrates
Por: MagalhaesSilva • 10/6/2015 • Dissertação • 304 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
Faculdade De Negócios De Belo Horizonte
Curso: Direito Período: 2º Turno: Noite
Disciplina: Teoria Geral Do Processo (TGP)
Professor Orientador: Raphael Gallo
Aluno: Rodrigo Magalhães Da Silva RA: 9911177988
Atividade proposta: Elaborar uma dissertação estabelecendo paralelo entre a mídia apresentada em sala aos 03 de Marco de 2015 e disciplina aplicada.
O direito é uma ciência eminentemente humana, inerente ao convívio e come ela sofrendo mutações em função de harmonizar ao máximo estas relações. O filme Sócrates, exibido em sala de aula aos 3 de março de 2015, elucida a antiguidade da sociedade grega, exemplificando como a construção do direito àquela época influenciou na construção do direito tal qual conhecemos hoje.
Nota-se a importância impar do surgimento do método, na aplicação do direito, iniciando uma trajetória no sentido de tornar o “Direito” o mais próximo possível do “Justo”, uma vez que o estabelecimento de um método torna uniforme a via de aplicação do direito, num âmbito geral e sem distinções. A publicidade também caracteriza outro ponto chave na construção do direito, como exemplificado no filme, Sócrates é citado em documento oficial o que torna publico o caso bem como assegura ao citado o direito ao contraditório. Assim como nos dias de hoje é da competência do Estado, dar resolução aos casos postos à sua apreciação, mediando, ouvindo as partes, ponderando e por fim resolvendo a demanda, do judiciário, visando a paz social.
Logo, verifica-se claramente os processos de aplicação do direito na Grécia Antiga, corroborando sistematicamente para a construção do direito ocidental, tal qual conhecemos nos dias de hoje. Assimilando os novos fotos sociais e necessidades da sociedade, repensando valores e conceitos das mais diversas ordens, na construção de um ordenamento jurídico mais eficiente e abrangente, em prol da instauração e implementação da paz social.
...