Surdos
Casos: Surdos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: willianmm • 24/3/2015 • 585 Palavras (3 Páginas) • 565 Visualizações
IDADE MÉDIA
Os surdos eram sujeitos estranhos e objetos de curiosidades da sociedade.
Aos surdos era proibido receberem a comunhão;
Também existiam leis que proibiam os surdos de receberem heranças, de votar e, enfim, de usufruírem de todos os direitos como cidadãos;
Antigamente o Surdo não era considerado “humano”, pois o fato de não ser oralizado era considerado incapacitado de pensar;
Excluídos de tudo na sociedade até no século XII, eram privados até mesmo de se casarem;
John Beverley, em 700 d.C., ensinou um Surdo a falar, pela primeira vez (em que há registro). Por essa razão, ele foi considerado por muitos como o primeiro educador de Surdos.
Na Grécia, os surdos eram tratados como seres incompetentes e que por não possuírem uma linguagem, não eram capazes de raciocinar. Assim, não tinham direitos, eram marginalizados e muitas vezes condenados à morte.
É só aqui, no fim da Idade Média e inicio do Renascimento, que saímos da perspectiva religiosa para a perspectiva da razão, em que a deficiência passa a ser analisada sob a óptica médica e científica.
IDADE MODERNA
Foi na Idade Moderna que se distinguiu, pela primeira vez, surdez de mudez. A expressão surda-muda deixou de ser a designação do Surdo.
O monge beneditino Pedro Ponce de Leon (1510- 1584), defendeu o direito à herança.
Samuel Heinicke (1729-1790), “Pai do Método Alemão” – Oralismo puro – iniciou as bases da filosofia oralista, onde um grande valor era atribuído somente à fala, na Alemanha. Em 1778 - Fundou a primeira escola de oralismo puro em Leipzig, inicialmente a sua escola tinha 9 alunos surdos.
Na época moderna, ou idade moderna, quando o Renascimento busca resgatar os princípios que a idade média destruiu, a versão humanista que esse período apresenta viabiliza a libertação, em certo sentido da pessoa surda.
Antes eles eram vistos como seres castigados pelos deuses, e agora são pessoas que têm o direito a uma cidadania através da educação e da socialização.
Em 1620, Pablo Bonet demonstra pela primeira vez o alfabeto
...