Sócrates E A Filosofia
Dissertações: Sócrates E A Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cafejj • 6/6/2014 • 224 Palavras (1 Páginas) • 275 Visualizações
A filosofia surge na Grécia Antiga no período prédio-socrático, porém é com Sócrates que acontece o florescimento da filosofia em oposição ao mito e à passividade em relação à vida.
A filosofia leva as pessoas a refletir e afasta um comportamento apático. O amor à sabedoria leva o filósofa a nunca ficar satisfeito com o conhecimento que possui, adotando uma postura humilde, aberta a novos conhecimentos e debates. Como diz a máxima de Sócrates: "Sei que nada sei".
Muitas vezes o filósofo "incomoda" porque deixa de simplesmente aceitar tudo o que houve e vê, pelo contrário, busca a reflexão através de uma postura ativa, de maneira corajosa, opondo-se ao senso comum, à mídia, ao Poder Público e a qualquer meio de dominação e alienação das pessoas.
Como diz o professor Alexandre Fernandes Dantas: "A filosofia é a mãe de todas as ciências, leva o cientista ou pesquisador a buscar mais, a não se conter com o que já é posto".
Sócrates não deixou trabalhos escritos, seu modo de filosofar era caminhar por Atenas, através do vai e vem da maiêutica, levando as pessoas a refletir sobre suas "verdades", que eram desconcertadas. Muitos notáveis varões percebiam a fragilidade de seu conhecimento e se sentiam embaraçados perante os populares que presenciavam a conversa com Sócrates; que acabou se tornando uma figura de extremos, amado por uns e odiado por outros.
...