TRABALHO: FILOSOFIA, ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Por: carllalins • 14/1/2022 • Resenha • 868 Palavras (4 Páginas) • 212 Visualizações
Filosofia, Ética e Responsabilidade Social[pic 1]
Professor-tutor Ricardo Ferreira
Aluno Jhano da Silva Porto
TRABALHO: FILOSOFIA, ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
TEXTO DISSERTATIVO
PONTUAÇÃO: 0,75
UNIDADE DO CONTEÚDO ABORDADO: UNIDADE 1
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: Você deverá elaborar um texto dissertativo sobre a evolução da História da Filosofia e apresentar os conceitos de ética e moral, suas diferenças e aplicabilidade.
Muitos pensadores, em vários períodos históricos, tentaram responder à pergunta: O que é Filosofia? E quando percebem a grande dificuldade de se encontrar um único conceito para esta questão, constatam que este pensamento não se manteve estático e nem com as mesmas características no decorrer do tempo histórico.
É uma maneira diferente de pensar e agir que nos leva a perguntar sobre nós mesmos de forma racional e o que se adquire como resultado das ações humanas. Trata-se de transcender opiniões e elaborar respostas para os problemas, ou seja, aquilo que é de conhecimento de muitos, ou apenas assumido, mas que não é verdadeiro ou que não está completo ou ainda se apresenta de forma superficial.
A filosofia surgiu nas colônias gregas da Antiguidade, entre os séculos VII e V a.C.. O raciocínio que se caracterizou depois como filosófico aparece em contraponto ao pensamento baseado nos mitos reunidos por Homero e Hesíodo. Pensadores como Xenófanes, Heráclito, Empédocles e outros param de aceitar as explicações pautadas em deuses e heróis para investigar a natureza em busca de princípios que explicassem a realidade como um todo. A aceitação sem questionamentos de verdades não comprováveis foi, assim, sendo desprezada e iniciou-se uma busca por respostas com base em ideias mais racionais.
Foi apenas no século V que modo de pensar começou a ficar mais conhecido. Fatores como o desenvolvimento das cidades, as relações comerciais com outros povos e a importância do debate na Atenas clássica favoreceram a ênfase no uso da razão e, consequentemente, a atividade filosófica entre os gregos.
A história da filosofia se apresenta dividida em quatro grandes períodos: Filosofia Antiga, onde destacamos Sócrates e Aristóteles (pré-socráticos - Seus pensamentos são divididos nas seguintes escolas: jônica, eleata, pitagórica e os pluralistas.); Filosofia Medieval, dividida entre o período chamado Patrística e a Escolástica, tendo como referência Clemente de Alexandria e Tomás de Aquino; Filosofia Moderna, onde a Reforma Protestante, o movimento renascentista, o empirismo, o racionalismo e o Iluminismo tiveram destaque com os estudos de Descartes, Francis Bacon, Tomas Hobbes, Maquiavel, ente outros pensadores; Filosofia Contemporânea, com a valorização da experiência estética (Schopenhauer), as críticas ao idealismo (Karl Marx), a hermenêutica ( Schleiermacher e Dilthey),o pensamento pragmatista ( Charles Pierce, William James e outros), a Filosofia da linguagem também desenvolvida nesse período juntamente com a fenomenologia (Edmund Husserl) e o existencialismo (Satre e Nietzsche)
Um dos questionamentos que tem ocupado os filósofos desde a Antiguidade está relacionado à ética. Somos obrigados a ajudar as outras pessoas? Nossos valores morais são reflexos das sociedades em que vivemos? O agir genuinamente moral e não egoísta é possível?
A verdade é que Ética e Moral são dois conceitos discutidos pelo homem há muitos anos e ainda é um assunto que vai se adequando às novas realidades e aplicadas em diferentes contextos.
Por exemplo, em organizações, um código de conduta é implementado para que todos os envolvidos no trabalho se adequem para não haver incompatibilidade de valores. Aliás, a ética e a moral estão sempre em alta nas organizações, por estarem associadas a temas contemporâneos de grande relevância, como governança corporativa, responsabilidade social e compliance.
...