Tales De Mileto (625-558 A.C.)
Dissertações: Tales De Mileto (625-558 A.C.). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 3452 • 25/10/2014 • 348 Palavras (2 Páginas) • 419 Visualizações
Tales 3 foi comerciante de sal e de azeite de oliva, e enriqueceu como
proprietário de prensas de azeitona durante uma safra promissora. Sabe-se que ele
previu um eclipse ocorrido em 585 a.C. Tales foi um dos filósofos que acreditava
que as coisas têm por trás de si um princípio físico, material, chamado arqué;
o arqué seria a água. Ele observou que o calor necessita de água, que o morto
resseca, que a natureza é úmida, que os germens são úmidos e que os alimentos
contêm seiva, e concluiu que o princípio de tudo era a água. Com essa afirmação,
deduz-se que a existência singular não possui autonomia alguma, apenas algo
acidental, uma modificação. A existência singular é passageira, modifica-se. A
água é um momento no todo, em geral, um elemento. Tales queria descobrir um
elemento físico que fosse constante em todas as coisas. Algo que fosse o princípio
unificador de todos os seres. Principais fragmentos:
“... a água é o princípio de todas as coisas ...”
“... todas as coisas estão cheias de deuses...”
“... a pedra magnéƟ ca possui uma alma porque
move o ferro..."
Vejamos o pensamento de Anaximandro (610-546 a.C.)5
, que foi discípulo
de Tales... è muito importante observar como eles tinham conhecimento, e como
eles buscavam mais e mais, não ficavam satisfeitos com as próprias respostas...
Discípulo e sucessor de Tales. Anaximandro recusa-se a ver a origem do
real em um elemento particular; todas as coisas são limitadas e o limitado não pode
ser, sem injustiça, a origem das coisas. Do ilimitado surgem inúmeros mundos,
estabelecendo a multiplicidade; a gênese das coisas a partir do ilimitado é explicada
através da separação dos contrários em consequência do movimento eterno. Para
Anaximandro o princípio das coisas - o arqué - não era algo visível, era uma
substância etérea, infinita. Chamou-se a essa substância de apeíron (indeterminado,
infinito). O apeíron seria uma “massa geradora” dos seres, contendo em si todos os
elementos contrários. Anaximandro tinha um argumento contra Tales: o ar é frio, a
água é úmida e o fogo é quente, e essas coisas são antagônicas entre si.
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