Tarabalho De Filosofia
Pesquisas Acadêmicas: Tarabalho De Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manueladrica • 3/6/2013 • 746 Palavras (3 Páginas) • 464 Visualizações
Análise e reflexão do vídeo com Viviane Mosé - Café pedagógico - CPFL Cultura
O vídeo tem início com uma breve retrospectiva a respeito da escola que para a autora, até os anos 50 tratava-se de uma escola aberta e reflexiva com conteúdos diversificados. No entanto, era uma escola elitista onde poucos tinham a oportunidade de formação.
Apenas os melhores alunos progrediam nos anos subsequentes de modo que muitos eram favorecidos e muito mais desprivilegiados. Posteriormente a evolução industrial levou a escola a fornecer mais oportunidade, porém, o objetivo era apenas a formação em massa para inserir os indivíduos no mercado de trabalho.
Esse tipo de formação não tinha qualquer objetivo de formação intelectual, de modo que os conteúdos eram fragmentados e com tempo limitado. Não havia uma sequência de pensamento e assim a escola constituiu-se em um espaço que pode ser considerado como um reformatório, já que até mesmo o sinal sonoro emitido entre uma aula e outro pode ser entendido como um gesto de autoridade.
As salas pequenas, sem condições ideais de arejamento, com disciplinas definidas e preparadas, e ainda as provas, constituem-se em meios que podem ser chamados de militarismo. Tudo é estabelecido e deve ser obedecido.
Atualmente a idéia de ter o maior número possível de crianças na escola é pelo simples fato de tirá-las da rua, já que essa situação é de risco para os menores. Porém, isso não pode ser entendido dessa forma. É necessário planejar a vida escolar dessa criança. Deve-se prezar sim pelo conhecimento, mas também pela vida.
Há um exemplo muito importante citado no vídeo a respeito do papel do professor no que diz respeito ao pensamento abstrato. Um professor de Botânica que até tem no ambiente externo um espaço natural ideal para a prática de uma aula, no entanto, ele se fecha em uma sala de aula e ensina Botânica desenhando no quadro-negro. É inaceitável que esse professor não se utilize dos instrumentos que possui para demonstrar o concreto.
Esse processo de construção do conhecimento através da demonstração do concreto é uma alternativa pedagógica eficiente no processo de ensino-aprendizagem, desde que planejada e elaborada de acordo com as necessidades do público-alvo.
Ainda como um bom exemplo de ferramenta pedagógica o filme “A corrente do bem” mostra o quanto o professor pode transformar a educação. A respeito de uma determinada situação os alunos a atribuem como difícil, louca e até mesmo impossível, entretanto, o professor os leva a refletir que essas situações podem ser reversíveis.
Não há nada tão difícil, tão pouco impossível quando podemos pensar, refletir, agir e transformar. Isto nos leva a desejar um mundo melhor onde nós mesmos vivemos e prezamos sempre pelo bem estar.
O filme “Sociedade dos poetas mortos”, também citado no vídeo, exemplifica também a necessidade da mudança da educação. O tradicionalismo onde o professor é o detentor do conhecimento já não se enquadra no atual conceito da educação. O professor deve ser a figura mediadora do conhecimento de forma a motivar seus alunos na busca do conhecimento.
A escola de hoje ainda é uma escola segmentada que deve ser revista e alterada. O conhecimento segmentado não leva o aluno à construção concreta e reflexiva.
...