Teoria Crítica
Resenha: Teoria Crítica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NatalyaCarvalho • 12/12/2014 • Resenha • 225 Palavras (1 Páginas) • 370 Visualizações
Teoria crítica- se caracteriza pela negação da ordem estabelecida e antipositivismo ( quanto ausência de pressuposições e neutralidade)
defende certos valores e pressuposições. Representa muito bem a corrente forte e heterodoxa do marxismo ocidental, que escapa dos dogmatismos, tanto à direita quanto à esquerda...
a teoria crítica e a educação, vale a pena ressaltar algumas referências que continuam atuais e necessárias. Sustenta a finalidade sócio-política da educação. Instrumento de luta de professores ao lado de outras práticas sociais.
Teorias não críticas- Mantêm a idéia de que a escola é uma instituição isolada da sociedade. Colaboram para manter a estrutura de classes. Apresentam propostas de ação (PPP). Função social da escola. Repassa conteúdos em quantidade, estanques, e sem articulação conceitual que permita a crítica. Desloca o eixo do conteúdo para os processos de aprendizagem. Promete a inclusão total e promove uma pseudo-inclusão social.Promove a disciplinarização do comportamento de acordo com o modelo industrial. Destitui a importância dos conteúdos humanísticos em favor da hipervalorização das ciências exatas.
Teorias crítico-reprodutivistas- Seguem orientação marxista e foram concebidas no campo da sociologia por teóricos europeus. Descrevem mecanismos sociais de segregação, de alienação e de dominação, destacando o papel reprodutivista da educação na escola: a escola reproduz a segregação em uma sociedade dividida em classes opostas e caracterizadas pela posse dos meios de produção pela burguesia dominante e da força de trabalho pelo proletariado dominado.
...