Teoria De Hawthorne
Artigo: Teoria De Hawthorne. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kolipoki • 23/2/2015 • 1.585 Palavras (7 Páginas) • 941 Visualizações
SUMÁRIO
1 TEMA 4
2 JUSTIFICATIVA 4
3 PROBLEMA DE PESQUISA 5
4 OBJETIVO 5
4.1 Objetivo Geral 5
4.2 Objetivo Específico 5
6 HIPÓTESES 5
7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
8 METODOLOGIA 7
8.1 EXPERIÊNCIA EM HAWTHORNE 7
8.1.1 Os Estudos da Iluminação 7
8.1.2 Os Estudos do Programa de Entrevistas 8
8.1.3 Os Estudos na Sala de Montagem de Terminais 8
8.1.4 Conclusões da Experiência de Hawthorne: 8
8.1.5 Críticas ao Experimento 8
9 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
10 REFERÊNCIAS 11
1 TEMA
O comportamento das pessoas é orientado para a satisfação de suas necessidades pessoais e para o alcance de seus objetivos e aspirações. Por isso reagem e respondem a seu ambiente, seja no trabalho seja fora da organização. Tentando combater o excessivo mecanicismo, na década de 1930, com a Teoria das Relações Humanas de Mayo, é abordada a ênfase nas recompensas sociais como forma básica de motivação.
2 JUSTIFICATIVA
As pessoas são os principais recursos das organizações, por isso as empresas precisam valorizar seus empregados, desenvolvendo e mantendo a qualidade de vida no trabalho, administrando as mudanças e incentivando políticas éticas dentro das organizações. O trabalho tem por objetivo aprofundar-se na Experiência de Hawthorne.
O Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA, em 1927, realizou a Experiência de Hawthorne numa fábrica da Western Eletric Company, situada em Chicago. A experiência foi coordenada por Elton Mayo, que analisou os níveis de fadiga, acidentes laborais, mudança de turno e as consequências das condições de trabalho na vida e produtividade do profissional. Elton Mayo era médico e pertencia a uma equipe de Harvard, sua especialidade era em psicopatologia. Mayo conduziu experimentos relativos à produtividade e condições físicas no meio de produção, segundo a sua tese, quanto maior fosse a iluminação maior seria a produtividade do trabalhador. A fábrica em questão produzia equipamento e componentes telefônicos, onde havia altos níveis de ocorrência de fadiga, acidentes de trabalho, excesso de trabalho e más condições de trabalho.
O tema do presente trabalho definiu-se observando a importância da temática “Ênfase nas Experiências de Hawthorne”, como sendo um dos assuntos relevantes para o comportamento social dos empregados, o nível de produção, a remuneração, a importância do cargo e a relações humanas compreendendo a todos os setores da atividade humana. O presente trabalho está aplicando a importância que tem as experiências em toda atividade do homem e da mulher, seja ela, individual ou coletiva, privada ou pública. Justifica-se a escolha do tema com intenção de identificar e apresentar os princípios básicos da Escola das Relações Humanas com base na Experiência de Hawthorne.
3 PROBLEMA DE PESQUISA
O que é mais importante em uma organização para um bom desenvolvimento dos seus colaboradores?
4 OBJETIVO
4.1 Objetivo Geral
Analisar a organização informal dos operários com base na experiência em Hawthorne.
4.2 Objetivo Específico
Estudar a fadiga, os acidentes, a rotatividade de pessoal, e o efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados. Essa experiência foi também motivada por um fenômeno apresentado de forma severa à época na fábrica: conflitos entre empregados e empregadores, apatia, tédio, a alienação, o alcoolismo, dentre outros fatores que tornavam difícil a convivência no meio trabalhístico.
6 HIPÓTESES
O conflito aumenta a dispersão grupal. Com o aumento da coesão aumenta a pressão social para que as pessoas se conformem aos objetivos do grupo ou da parte envolvida. Isso diminui a liberdade individual, fazendo com que o grupo perca eficácia quanto ao seu desempenho.
Os indivíduos e equipes em uma organização dependem uns dos outros para desempenhar suas atividades. A interdependência existe na medida em que uma equipe não pode realizar seu trabalho sem que a outra realize o seu. Todas as pessoas e equipes de uma organização são interdependentes de alguma forma. Quando as equipes se tornam altamente interdependentes, surgem oportunidades para que uma equipe auxilie ou prejudique o trabalho das outras.
7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O princípio, a seguir estudado, nasceu da necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. Para que o capital humano fosse valorizado, discutiu-se muito até se chegar no alcance da maturidade. O caminho percorrido pela discussão tem sua origem na experiência de Hawthorne. A partir daí desenvolveram estudos, especificamente para o comportamento humano no trabalho e para as técnicas de motivação e cooperação espontânea, visando alcance dos objetivos da organização. Afirma-se que o ser humano tem necessidade e desejos básicos que precisam ser atendidos para que haja elevados índices de produtividade. Segundo Idalberto Chiavenato as empresas que investem nas pessoas são as que se sobre saem no mercado. É preciso qualificar e treinar os funcionários, pois como o Brasil apresenta um índice dramático na educação encontramos profissionais com baixo preparo escolar. Chiavenato ressalta que as empresas necessitam de funcionários que usem e desenvolvam o seu talento. As organizações procuram por estrategistas, esse é o grande foco, encontrar pessoas que possam ter uma visão ampla que possa prever situações decorrentes de ações que estão sendo
...