Teorias De Administração
Casos: Teorias De Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tammytrovalin • 8/9/2013 • 2.049 Palavras (9 Páginas) • 406 Visualizações
I - Unidade Sete - A CIÊNCIA.
CAPITULO 1: A Atitude científica
Quais as principais características dos saberes do senso comum?
Por serem subjetivos, generalizadores, expressões de sentimentos de medo e angústia, e de incompreensão quanto ao trabalho científico, nossas certezas cotidianas e o senso comum de nossa sociedade ou de nosso grupo social cristalizam-se em preconceitos com os quais passamos a interpretar toda a realidade que nos cerca e todos os acontecimentos.
Quais as principais características do conhecimento científico que se opõem as características do senso comum?
Sob quase todos os aspectos, podemos dizer que o conhecimento científico opõe e ponto por ponto às características do senso comum: É objetivo, isto é, procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas;É quantitativo, isto é, busca medidas, padrões, critérios de comparação e avaliação para coisas que parecem ser diferentes.É homogêneo, isto é, busca as leis gerais de funcionamento dos fenômenos, que são as mesmas para fatos que nos parecem diferentes. É generalizado, pois reúne individualidades, percebidas como diferentes, sob as mesmas leis, os mesmos padrões ou critérios de medida, mostrando que possuem a mesma estrutura. São diferenciadores, pois não reúnem nem generalizam por semelhanças aparentes, mas distinguem os que parecem iguais, desde que obedeçam a estruturas diferentes. Só estabelecem relações causais depois de investigar a natureza ou estrutura do fato estudado e suas relações com outros semelhantes ou diferentes.
Quais os pré-requisitos para constituição de uma ciência?
O racionalista, cujo modelo de objetividade é a matemática;
Empirista, que toma o modelo de objetividade da medicina grega e da história natural do século XVII;
Construtivista, cujo modelo de objetividade advém da idéia de razão como conhecimento aproximativo.
CAPITULO 2: A Ciência na história.
Quais as três principais concepções de ciência?
Historicamente, três têm sido as principais concepções de ciência ou de ideais de cientificidade: o racionalista, cujo modelo de objetividade é a matemática; o empirista, que toma o modelo de objetividade da medicina grega e da história natural do século XVII; e o construtivista, cujo modelo de objetividade advém da idéia de razão como conhecimento aproximativo.
O que é revolução científica para Thomas Khun?
Segundo Khun, um campo científico é criado quando métodos, tecnologias, formas de observação e experimentação, conceitos e demonstrações formam um todo sistemático, uma teoria que permite o conhecimento de inúmeros fenômenos. A teoria se torna um modelo de conhecimento ou um paradigma científico. Em tempos normais, um cientista, diante de um fato ou de um ainda não estudado, usa o modelo ou o paradigma científico existente. Uma revolução científica acontece quando o cientista descobre que os paradigmas disponíveis não conseguem explicar um fenômeno ou um fato novo, sendo necessário produzir um outro paradigma, até então inexistente e cuja necessidade não era sentida pelos investigadores.
Como Karl Popper explica a mudança de uma teoria científica?
Alguns filósofos da ciência, entre os quais Karl Popper, afirmaram que a relaboração científica decorre do fato de ter havido uma mudança no conceito filosófico-científico da verdade.
CAPITULO-4: ÀS CIÊNCIAS HUMANAS.
Qual a proposta de Max Weber para superar os problemas do historicismo?
Para escapar dessas conseqüências, o sociólogo alemão Max Weber propôs que as ciências humanas – no caso, a sociologia e a economia – trabalhassem seus objetos como tipos ideais e não como fatos empíricos. O tipo ideal, como o nome indica, oferece construções conceituais puras, que permitem compreender e interpretar fatos particulares observáveis. Assim, por exemplo, o Estado se apresenta como uma forma de dominação social e política sob vários tipos ideais (dominação carismática, dominação pessoal burocrática, etc.), cabendo ao cientista verificar sob qual tipo encontram-se o caso particular investigado.
Qual a principal contribuição do Marxismo para as ciências humanas?
Graças ao marxismo, as ciências humanas puderam compreender que as mudanças históricas não resultam de ações súbitas e espetaculares de alguns indivíduos ou grupos de indivíduos, mas de lentos processos sociais, econômicos e políticos, baseados na forma assumida pela propriedade dos meios de produção e pelas relações de trabalho. A materialidade da existência econômica comanda as outras esferas da vida social e da espiritualidade e os processos históricos abrangem todas elas.
Qual a principal contribuição do estruturalismo para as ciências humanas?
O estruturalismo permitiu que as ciências humanas criassem métodos específicos para o estudo de seus objetos, livrando-as das explicações mecânicas de causa e efeito, sem que por isso tivessem que abandonar a idéia de lei científica.A concepção estruturalista veio mostrar que os fatos humanos assumem a forma de estruturas, isto é, de sistemas que criam seus próprios elementos, dando a estes sentido pela posição e pela função que ocupam no todo. As estruturas são totalidades organizadas segundo princípios internos que lhes são próprios e que comandam seus elementos ou partes, seu modo de funcionamento e suas possibilidades de transformação temporal ou histórica.
CAPITULO-5:O IDEAL CIENTÍFICO E A RAZÃO INSTRUMENTAL.
Explique o que é concepção utilitarista da ciência.
A concepção, conhecida como utilitarismo, ao contrário, afirma que o valor de uma ciência encontra-se na quantidade de aplicações práticas que possa permitir. É o uso ou a utilidade imediata dos conhecimentos que prova a verdade de uma teoria científica e lhe confere valor. Os conhecimentos são procurados para resolver problemas práticos e estes determinam não só o aparecimento de uma ciência, mas também suas transformações no decorrer do tempo.
Explique o que é o ideal da ciência como conhecimento desinteressado.
A que chamaremos de ideal do conhecimento desinteressado,
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