Tipos de Governo Argentino
Por: Mcostac • 11/3/2017 • Trabalho acadêmico • 370 Palavras (2 Páginas) • 1.232 Visualizações
Governos argentinos:
O primeiro tipo de governo argentino foi o governo constitucional, onde um diretor supremo, cargo equivalente ao de presidente, é nomeado pelo congresso, o governo segue esta base entre os anos de 1813 à 1825.
Em 1816 é proclamada a independencia, em 1819 a primeira constituição argentina é aprovada, mas o governo continuou sendo uma confederação de províncias.
Uma nova Constituição aprovada em 1826 criou o cargo de Presidente, para o qual foi eleito Bernardino Rivadavia, primeiro presidente da Argentina.
Em 1829 surge um novo governo, onde Juan Rosas foi proclamado presidente da Confederação Argentina com o apoio do Partido Federal.
Em 1852, Rosas foi derrubado e convocou uma assembléia constituinte. Esta Constituição, ainda em vigor, estabeleceu um governo federal nacional. O mandato foi fixada em seis anos, sem reeleição.
O primeiro presidente eleito nos termos da Constituição foi Justo José de Urquiza. Após uma breve interrupção em 1860, a sucessão de presidentes foi realizada em conformidade com as normas legais.
Em 1930 há o primeiro golpe de Estado, liderado pelo general José Félix Uriburu, ligado aos grandes proprietários de terra e os conservadores, esse período é marcado com a década infame.
Em 1932 algo inédito acontece, Agustín Pedro Justo é eleito presidente, com o apoio do Partido Demócrata Nacional, da UCR antipersonalista e do Partido Socialista Independente, que fica marcado na história como o primeiro Governo da Concordância.
Na história governamental da Argentina a mais importante das épocas foi o Peronismo, governo de denominação dada genericamente ao Movimento Nacional Justicialista, criado e liderado a partir do pensamento de Juan Domingo Perón, onde a base era “ A verdadeira democracia é aquela onde o governo realiza o que o povo quer e defende o interesse do povo”, a Justiça Social e Bem-Estar Social são os focos peronistas.
Entre 1955 e 1976 há diversos golpes militares no país, o mais importante é o de 76, quando Jorge Videla assume o poder e implementa a ditadura militar, que foi caracterizada como uma época extremamente violenta, e que durou até 1983.
Em dezembro deste mesmo ano, a democracia é novamente implementada no país, de lá pra cá, não houve mais nenhum tipo de intervensão militar, e atualmente o país é regido por Cristina Fernandez, do partido Justicialista (antigo Peronismo).
...