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Trabalho 1º Ano

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Por:   •  9/7/2014  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  1.672 Visualizações

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QUESTÃO 1 (Descritor: explicar, com base no texto, a origem da razão)

Leia o texto.

Prometeu era um dos titãs, uma raça gigantesca, que habitou a terra antes do homem. Ele e seu irmão Epimeteu foram incumbidos de fazer o homem e assegurar-lhe, e aos outros animais, todas as faculdades necessárias à sua preservação. Epimeteu encarregou-se da obra e Prometeu de examiná-la, depois de pronta. Assim, Epimeteu tratou de atribuir a cada animal seus dons variados, de coragem, força, rapidez, sagacidade; asas a um, garras a outro, uma carapaça protegendo um terceiro, etc. Quando, porém, chegou a vez do homem, que tinha de ser superior a todos os outros animais, Epimeteu gastara seus recursos com tanta prodigalidade, que nada mais restava. Perplexo, recorreu a seu irmão Prometeu, que, com a ajuda de Minerva, subiu ao céu e acendeu sua tocha no carro do sol, trazendo o fogo para o homem. Com esse Dom, o homem assegurou sua superioridade sobre todos os outros animais. O fogo lhe forneceu o meio de construir as armas com que subjugou os animais e as ferramentas com que cultivou a terra; aquecer sua morada, de maneira a tornar-se relativamente independente do clima, e, finalmente, criar a arte da cunhagem das moedas, que ampliou e facilitou o comércio.

Para castigá-lo, Zeus enviou-lhe a bonita Pandora, portadora de uma caixa que, ao ser aberta, espalharia todos os males sobre a Terra.

Como Prometeu resistiu aos encantos da mensageira, Zeus o acorrentou a um penhasco, onde um pássaro devorava diariamente seu fígado, que se reconstituía.

Disponível em:< http://www.fafich.ufmg.br/~labfil/mito_filosofia_arquivos/prometeu_epimeteu.pdf>. Acesso: 29 nov. 2012

A história de Prometeu propõe-se a explicar

A) a origem da razão representada no fogo dos deuses.

B) a origem das capacidade dos animais na natureza.

C) a relação de poder entre deuses, Titãs e o homem.

D) a relação fraterna entre os Titãs Epimeteu e Prometeu.

E) o poder dos deuses centrado na posse do fogo.

RESPOSTA: A

JUSTIFICATIVA: Segundo a narrativa, Prometeu teria roubado o fogo dos deuses e o entregou aos mortais. A partir desse momento, o ser humano tomou consciência de si e do mundo, tornando-se superior a todos os outros seres através do uso da razão.

QUESTÃO 2 (Descritor: compreender o que é o mito)

Leia o trecho seguinte.

“A mitologia é considerada a forma mais antiga de explicação da realidade. O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, tratava a respeito do surgimento dos deuses, do mundo e da vida. Está presente em todas as culturas humanas. O sistema mítico de explicação projeta paixões, as motivações e as experiências dos próprios seres humanos para o mundo celeste. Os povos mais antigos, em geral, orientavam suas vidas com base nos mitos.”

Disponível em: <www.fafich.ufmg.br/~labfil/mito_filosofia.../prometeu_epimeteu.pdf> Acesso em: dia mês ano

De acordo com o texto, o mito pode ser compreendido como sendo uma

A) concepção filosófica a respeito da origem dos deuses para interpretar a vida.

B) narrativa explicativa que diz respeito à origem dos deuses, do mundo e da vida.

C) narrativa racional e verdadeira sobre as origens do mundo, dos deuses e da vida.

D) teoria puramente religiosa para explicar a origem dos deuses, do mundo e da vida.

E) teoria sobre a verdade das coisas, presente em todas as culturas antigas.

RESPOSTA: B

JUSTIFICATIVA: O mito era uma narrativa transmitida pela tradição, explicativa, pois visava explicar o mundo independente de uma comparação científica.

QUESTÃO 3 (Descritor: Perante teorias filosóficas ou de cunho científico, construir e reconstruir análises conceituais; relacionar conceitos entre si, a fim de compreender os fenômenos e suas relações no nível teórico)

Leia o seguinte trecho:

“A tragédia é a representação de uma ação elevada, de alguma extensão e completa, em linguagem adornada, distribuídos os adornos por todas as partes, com atores atuando e não narrando; e que, despertando a piedade e temor, tem por resultado a catarse dessas emoções.”

(“Aristóteles”, editora Nova Cultural, 1999)

A catarse aristotélica pode ser definida como

(A) introspecção contemplativa provocada pelo entendimento do drama.

(B) liberação das pulsões sexuais vinculadas ao sentimento de prazer trágico.

(C) purgação das emoções mediante descarga emocional provocada pelo drama.

(D) sublimação de forças pulsionais sexuais mediante provocação dramática.

(E) recalque pulsional incentivado pelo sentimento de desprazer trágico.

RESPOSTA: C

QUESTÃO 4 (Descritor: Perante um texto discursivo e conceitual, de natureza filosófica, identificar as principais teses do texto)

Leia o trecho da obra de Nietzsche:

“Dionísio, o efetivo herói cênico e ponto central da visão, não está, segundo esse conhecimento e segundo a tradição, verdadeiramente presente, a princípio, no período mais antigo da tragédia, mas é apenas representado como estando presente: quer dizer, originalmente a tragédia é só ‘coro’ e não ‘drama’. Mais tarde se faz a tentativa de mostrar o deus como real e de apresentar em cena [darstellen], como visível aos olhos de cada um, a figura da visão junto com a moldura transfiguradora: com isso começa o ‘drama’ no sentido mais estrito.” (NIETZSCHE, “O Nascimento da Tragédia”, Editora Cia das Letras, 1992)

O trecho do filósofo alemão Friedrich

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