Trabalho Colado
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Colado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: weber_marques • 7/11/2014 • 1.386 Palavras (6 Páginas) • 262 Visualizações
Estratégia de preços, ela é ressaltada á medida que as organizações convivem com as imposições do mercado, dos custos, do governo, da concorrência e da disponibilidade financeira do consumidor.
Por isso, o estabelecimento do preço de venda do produto ou serviço é a função mais difícil que dirá uma das mais importantes de um administrador.
Neste trabalho procuramos identificar um melhor roteiro a ser seguido, para que uma empresa passe a ser formadora de preços e quais as cinco estratégias que as empresas utilizam para personalizar os produtos aos clientes, várias estratégias adotadas pelos clientes e também algumas classificações de estratégias de formação de preços em:
* Estratégias de preços distintos;
* Estratégias de preços competitivos;
* Estratégias de preço de Penetração;
* Estratégias de Preço Inflacionário;
* Estratégicas de Precificação;
* Estratégias de estabelecimento de preços baseadas na imagem do produto;
Sem esquecer uma fundamental conclusão da estratégia de preço que é entender que, quem faz o preço é o consumidor e não a empresa. Mudando um conceito antigo que hoje já não se pratica mais.
1- Qual o roteiro que deve ser seguido para que uma empresa passe a ser formadora de preços?
R- As empresas passam a ser formadoras de preços a partir do momento que ela seja líderes de venda no seu segmento de mercado, de acordo com as condições, analisando produto do concorrente, buscando oportunidades de melhorar e diferenciar seu produto conseguirá estabelecer
quem é o seu público alvo, analisando o que eles necessitam, criando o produto ou serviço que atenda aos seus desejos.
Existem basicamente dois tipos de empresa no mercado: aquelas que direcionam sua estratégia para a venda de produtos e serviços comuns, facilmente encontrados na concorrência, e aquelas que direcionam sua estratégia para a venda de produtos e serviços diferenciados.
Assim o público da primeira empresa que compraria uma mercadoria comum, o preço é formado pela concorrência que é percebido pelo próprio cliente. Com isso será muito difícil o aumento do preço do produto, sendo igual a do concorrente.
Agora a segunda empresa, direcionada a públicos especiais, gostos diferentes, design modernos, materiais de grande performance, esses clientes pagariam o valor adequado ao seu produto, a sua exigência, então a empresa agrega o seu valor, e ele paga por ele.
O empresário deve junto ao cliente-alvo, saber quanto custou o produto ou serviço, para poder vendê-los. Considerando como a formação do preço de venda: a rentabilidade líquida da empresa, a garantia da continuidade de qualquer empreendimento e o lucro, o volume de vendas, as despesas fixas, as despesas variáveis e o lucro esperado.
2 – Destaque cinco estratégias que as empresas utilizam para personalizar os produtos aos clientes.
R- a) – Criar acessórios com pequenos detalhes diferenciando a mercadoria, colocando um valor agregado, deixando o produto diferente. Assim permite um aumento no preço.
Exemplo: O autor colocou como exemplo uma montadora de veículos, que são colocados
acessórios a mais e cobrado por isso. Mais um exemplo seria: colocar junto com um detergente uma buchinha de lavar louça, colocando seu preço agregado ao produto.
b) – Colocando o produto somente em alguns pontos de venda de acordo com o público-alvo. Como exemplo destacado no texto: um supermercado em algum ponto da cidade seu produto é mais caro. Outro exemplo seria: Uma imobiliária que só vende ou aluga imóveis de grandes instalações, sua localização seria um local onde o público-alvo é de nível superior e não em um bairro da cidade.
c) – Investir na qualidade da propaganda e publicidade, para o público destinado possa ser adequar ao produto. Exemplo: Um catálogo de uma cozinha planejada, as figuras, o material, a qualidade do papel, o seu valor agrega ao seu público.
d)- Criar tabelas de preços para o uso exclusivo em determinadas regiões. O autor colocou como exemplo, a empresa de materiais de construção civil. Outro exemplo seria: uma pizzaria, um restaurante, uma choperia, os valores dos produtos e serviços são mais caros do que em um bairro da cidade.
e)- A empresa não concedendo logo desconto para o cliente, esperar que ele peça. Como o autor deu exemplo, cartão de crédito, o cancelamento da anuidade, só da o desconto se o cliente pede. Outro exemplo seria: em uma loja de carros seminovos, só é concedido o desconto se o cliente pede.
As empresas adotam variadas estratégias para a formação do preço, onde pode priorizar entre outras:
* A colocação de um novo produto no mercado ou de um produto antigo em um novo mercado;
* A
manutenção da posição obtida no mercado;
* Aumento da participação no mercado, podendo valer-se de redução nos preços, melhoria da qualidade percebida pelo cliente, promoções, divulgação da marca, etc.;
* Desenvolvimento de novos produtos, aproveitando novos ‘nichos’ de mercado;
* Estabelecimento de parceria com fornecedores e clientes, com impacto direto sobre os custos de produção e o estabelecimento de preços;
* Otimização do processo produtivo, maximizando, consequentemente, os resultados obtidos.
Para que a continuidade da empresa não seja colocada em risco, é necessário que haja ganho no ciclo operacional, isto é, entre a entrada de matéria-prima, produção, estocagem e venda final. Apesar da recuperação dos custos e o estabelecimento de uma margem de rentabilidade serem necessárias, não é suficiente para que a empresa mantenha ou melhore sua posição no mercado.
Cogan (1999) apresenta a classificação de algumas das principais estratégias de formação de preços em:
Estratégias de preços distintos:
São definidas quando um mesmo produto recebe diferentes preços para diferentes compradores. As principais
...