Trabalho De ética Forese
Tese: Trabalho De ética Forese. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilis • 18/11/2014 • Tese • 407 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
Questão 1: Qual o conceito de deontologia forense e qual sua importância?
Deontologia forense pode ser definida como o conjunto de normas éticas a serem seguidas pelos profissionais do meio jurídico. Não se confundem com preceitos morais, como ser educado ou receber com bom tratamento à todos. Tais normas devem ser observadas pelos advogados como ética profissional, retidão, e sempre agir com prudência e bom senso. Esses preceitos devem sempre ser lembrados aos que iniciam carreira, mostrando de onde surgiram os ideiais dos profissionais juridicos. É importante para termos base de como ser um profissional conceituado e com boas referências , e também para que tenhamos consciência dos atos que iremos tomar e suas possíveis consequências.
Questão 2: Defina o princípio da dignidade e do decoro profissional.
O princípio da dignidade e do decoro são aqueles que derivam do carater da pessoa humana. As atitudes tomadas no desempenho da função devem sempre ser dentro deste princípio, pois a falta dela em uma ação pode afetar além da própria pessoa, os outros que também desempenham a mesma função. Para maior clareza dos mesmos, tomamos por exemplo: a publicidade esacerbada para atrair maior clientela, apresentar-se mal vestido em ocasiões oficiais. Estes pode sem tomados como indignos e indecorosos.
Questão 3: Defina o princípio da correção profissional.
As profissões jurídicas e a atuação forense, deve sempre ser limpa, transparente e honesta. A sociedade espera e busca em um profissional dessa classe, a resolução de questões de sua vida. Sendo assim, deve-se sempre ter em mente que dentro dessa área, deve-se sempre honrar a busca pela Justiça. Ter postura séria, carater e moral exemplares, como também colocar em primeiro plano os interesses imediatos do cliente, são condutas que impreterivelmente devem ter os profissionais do foro.
Questão 4: Defina o principio da lealdade e da verdade.
Todos devem-ser tratadas com lealdade, principalmente pelos atuantes jurídicos. Este princípio deve ser impreterivelmente respeitado pelos profissionais de nossa área, pois lutamos pela Justiça e a lealdade nasce intrínseca à ela. O Juíz deve ser leal e imparcial, o Promotor de Justica, o Advogado. Já o princípio da verdade diverge de outra linha de pensamentos distintas. Há doutinadores que afirmam que a verdade deve estar ao lado da lealdade, sendo ela ponto culminante na atuação processual. Outros dizem que, quando usada com fins benéficos, a falta dela pode ser admitida. “O processo é a realização da Justiça e nenhuma justiça pode apoiar-se na mentira.” Carlo Lega.
...