Trabalho Individual
Artigos Científicos: Trabalho Individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LOLYFELIZ15 • 9/11/2014 • 2.741 Palavras (11 Páginas) • 292 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
LORENA MARIA SANTOS GOUVEIA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR I
1º SEMESTRE – 2014.2
ITABUNA - BAHIA
2014
LORENA MARIA SANTOS GOUVEIA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR I
1º SEMESTRE – 2014.2
Trabalho de Bacharelado de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média nas disciplinas de Filosofia Plano de adaptação.
Orientadora: Lívia Couto Ferraz de Freitas
ITABUNA – BAHIA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO..........................................................................04
Teorias da Administração..........................................................................04
Elementos da Comunicação......................................................................08
Clássicos da Sociologia.............................................................................11
Limites da utilização de estratégias utilizadas para a conquista do público.......................................................................................................12
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................13
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................14
1. INTRODUÇÃO
Nesta produção textual vamos explanar alguns aspectos da disciplina de Teoria da Administração i, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia descrevendo sua importância para a área administrativa e comentado as suas particularidades e peculiaridades.
Dentro da disciplina de Teorias da Administração vamos falar sobre a diferença entre as escolas da administração e suas abordagens: clássica, humanista e comportamental. Assim será possível compreender melhor como se comportam os modelos atuais de administração de empresas conhecendo as bases pelas quais eles foram inspirados.
Vamos destacar os elementos da comunicação e a importância da comunicação eficaz na Administração, abordaremos também o conceito de trabalho e a visão da sociedade capitalista para alguns sociólogos como Emile durkhiem, Max Weber e Karl Max. E por fim os limites da utilização de estratégias utilizadas para a conquista do público na manutenção de uma gestão ética nas organizações e que tipo de política deve ser adotada para sua manutenção.
O tema proposto é de fundamental importância para que o gestor possa desempenhar com eficiência a sua função utilizando estes conhecimentos para o auxilio no processo de tomada de decisão desempenhado por ele diariamente.
2. DESENVOLVIMENTO
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
As escolas da Administração são consolidadas em pensamentos e pesquisas que evoluíram através dos anos desde que foram desenvolvidas.
A Administração Científica e Clássica é a primeira escola da Administração, foi criada nos Estados Unidos, pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), com origem no chão de fábrica, foco nos operários e nas tarefas, adotando métodos racionais e padronizados além de um esquema de divisão de tarefas. Os pontos chave desta teoria são o enfoque mecanicista do ser humano, abordagem fechada, super especialização do operário e exploração dos empregados.
No mesmo período de tempo na França, inicia-se a Teoria Clássica criada pelo engenheiro, Henry Fayol (1841 – 1925) que tem origem na gerência administrativa, ênfase na estrutura formal das organizações, adoção de princípios administrativos pelos altos escalões. Seus pontos chave estão na obsessão pelo comando, a empresa como sistema fechado (igual a Científica, ou seja, não considera o ambiente externo) e a manipulação dos trabalhadores.
A Escola Humanista nasce a partir da experiência desenvolvida de 1927 a 1929, na fábrica da Western ElectricCompany (Hawthorne, Chicago) por Elton Mayo (1880 – 1949), baseados nos conceitos de comportamento de grupos sociais de Kurt Lewin (1890 – 1947), na sociedade e nas organizações. Os pontos chave desta Teoria são a negação do conflito entre empresa e trabalhadores, restrição de variáveis e da amostra, concepção utópica do trabalhador, ênfase excessiva nos grupos informais, espionagem disfarçada e ausência de novos critérios de gestão.
A Teoria comportamental, também conhecida como Behaviorista, com foco nas pessoas. “O movimento Behaviorista surgiu como evolução de uma dissidência da Escola de Relações Humanas, que recusava a concepção de que a satisfação do trabalhador gerava de forma intrínseca a eficiência do trabalho”. Os pontos chave desta Teoria são baseados na cooperação e valorização do trabalhador, onde os aspectos de processo decisório
...