Trabalho acadêmico
Por: cheleandrade • 6/4/2015 • Resenha • 1.876 Palavras (8 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Anhanguera Educacional
Unidade Marte
Curso de Serviço Social
Semestre-3º
Disciplina-Antropologia
Alunas
Camila Ferreira Clemente RA: 8492248178
Fernanda Ap. Farias Costa RA: 8074866670
Lúcia Haydee Cardoso RA: 1299107071
Michele Oliveira Andrade RA: 8071852118
Soraia Queiroz Souza RA: 1299106773
Professora- Elizete
São Paulo
02/04/2015
SUMÁRIO:
1. APRESENTAÇÃO......................................................................... 01
2. INTRODUÇÃO.............................................................................. 02
3. METODOLOGIA............................................................................03
4. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA............................................ 04
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................05
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................06
1. CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE- MARTE
ATPS : Etapas 1 e 2
Elaborar um texto síntese apontando os problemas sociais encontrados no livro- texto e artigos pesquisados sobre o tema, contextualizando sua praticidade.
São Paulo
2015
1
2. INTRODUÇÃO:
O trabalho tem como objetivo apresentar questões sociais, um dos objetivos da disciplina Antropologia, dentre os vários temas abordados escolhemos um problemas social muito comum hoje em dia nos lares das famílias: A Gravidez na Adolescência e seus impactos na vida desses jovens. A gravidez nessa fase da vida vem aumentando, mesmo esses jovens tendo acesso a informações sobre prevenção e suas consequências e dos riscos que podem ocorrer, pois essas adolescentes não estão preparadas física e mentalmente para serem mães. A gravidez na adolescência é considerada um problema social e de saúde pública, pois trás consequências negativas não apenas para essas jovens, mas para toda a sociedade. Assim sendo, o trabalho mostrará as consequências e as medidas que podem ser utilizadas por essas jovens para uma prevenção, transformações vividas e as repercussões na vida delas, além das influências mundanas no meio em que vivem.
2
3. METODOLOGIA:
Para realizarmos este trabalho foram realizadas pesquisas sites acadêmicos referências bibliográficas, jornal e opiniões das integrantes do grupo.
3
4. A Gravidez na Adolescência
Definimos gravidez na adolescência a gestação ocorrida até os 21 anos de idade, onde jovens adolescentes ainda estão em desenvolvimento e formação de seus corpos nessa fase da vida. Esse tipo de gravidez geralmente não foi planejada e também não é desejada, tanto pela jovem como sua família, fruto de um relacionamento sem estabilidade. Mas a gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas, pois o filho é fruto da relação de ambos, e os garotos também tem uma parcela de responsabilidade. É a jovem que carrega no ventre, enfrenta dificuldades e as dores do parto, além da amamentação por um longo período, gerando mudanças no corpo dessa jovem, na sua vida e de suas famílias.
O mundo moderno sofreu diversas transformações em vários campos, social, político, econômico, educacional, entre outros... e os adolescentes surgem com valores éticos e morais desgastados, excesso de informações e liberdade, que os levam a assuntos como sexo, por exemplo. A falta de limite e responsabilidade favorece o alto índice de gravidez na adolescência, o corre-corre do dia-a-dia, os pais cada vez mais ausentes ou por motivo de separação acaba afastando os pais dos seus filhos dificultando os diálogos, dando-lhes uma liberdade sem responsabilidade, e não ter que da satisfação de sua rotina diária, procurando os pais apenas quando o problema já se iniciou. Alguns pais têm dificuldades de tratar, falar do assunto “ sexo “ com os filhos, devido à formação moralista que tiveram, surgindo assim pais e mães adolescentes sem ainda ter deixado de serem crianças
...