Trabalho de Pontinho - Habacuque
Por: Wilson Costa • 20/6/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 291 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Wilson Costa – Panorama do a.t. – Livros Proféticos
Trabalho de pontinho - habacuque
Faça uma reflexão sobre a dificuldade de Habacuque em conciliar o caráter de Deus com a realidade do mal, e discorra como isso é possível?
Baseado na Teologia de Habacuque responda: Como manter a fé mesmo diante de circunstâncias difíceis?
Habacuque talvez tenha tido a impressão, que Deus pode parecer que está silencioso e inativo em momentos de crise. O profeta vê a violência em seus dias crescer, injustiça e a desonestidade ganhando espaço. Onde está Deus que não intervém e nada faz para acabar com todo este mal? Por que Deus permite que certas coisas aconteçam? Não podemos nos esquecer que tudo está sob o olhar de Deus e todas as coisas estão debaixo de suas poderosas mãos. Ele não se apavora nem se precipita. Sempre, oramos dizendo a Deus exatamente como Ele tem de fazer, e como agir, parecendo que Ele não sabe.
No curso da história do povo de Israel, Deus tem usado toda sorte de instrumentos inesperados, para realizar os seus propósitos. Quantas vezes somos enfermos, desempregados, crises conjugais, injustiças. Tais tragédias são instrumentos de disciplina nas mãos de Deus.
O livro de Habacuque nos ensina que a resposta à crise é a fé. Manter a fé em Deus mesmo que Ele se mostre indiferente às nossas orações e mesmo que Ele esteja usando instrumentos para disciplinar. Devemos nos alegrar no Senhor, pois Ele é a única riqueza que vai perdurar sempre. “Ainda que a figueira não floresça... e nos currais não há gado, todavia, eu me alegro no Senhor”. (Hab. 3:17). Habacuque enxergou fé e alegria no meio da crise. Uma lição para todos os cristãos de hoje aborrecidos, murmuradores, emburrados com Deus e com o mundo.
...