Trabalho de filosofia e etica, Em relação ao video do Dr Luiz Claudio
Por: Cabral Marmitas • 20/3/2016 • Resenha • 393 Palavras (2 Páginas) • 425 Visualizações
Com base na análise do texto, chega-se à conclusão que a atitude de Luís Cláudio foi um tanto quanto equivocada e injusta, pois há maneiras mais corretas de enfrentar esses tipos de dilemas, sendo uma delas a negociação entre os indivíduos da empresa, para evitar um grande número de demissões, causando impactos tanto na sociedade, como na família do demitido
O gerente de recursos humanos não soube administrar corretamente a decisão, causando um clima de terror e desconforto no grupo de funcionários, não se preocupando com a discrição antes de tomar uma decisão tão importante, pois a partir de um certo momento, os funcionários começaram a notar de qual situação estava ocorrendo na empresa.
As circunstâncias em que ele se encontrava não eram das melhores, pois o gerente escolheu uma sexta feira para realizar as demissões, o que é proibido por lei por causa do grande número de suicídios causados em finais de semana, e o local era inapropriado pelo fato em que os funcionários tinham contanto tanto na saída quanto na entrada da sala do gerente, formando então a famosa “rádio corredor”.
É certo que o gerente apenas obedeceu às ordens, porém poderia ter questionado com seu chefe alguma outra possibilidade, onde se caso o mesmo não aceitasse, o gerente realizaria as demissões. Podemos observar que não foi a forma mais errada, porém também não se pode dizer que foi uma atitude totalmente ética e moral.
O gerente usou os pontos negativos dos funcionários como ‘’ desculpa’’ para suas demissões, não levando em consideração as qualidades que seus funcionários possuíam dentro da empresa. Essa é uma atitude comum entre as empresas, onde prevalece mais o interesse de quem tem os cargos mais altos, esquecendo assim daqueles indivíduos que fazem a empresa seguir em frente.
Devido as circunstâncias, o gerente deveria ter escolhido uma segunda feira para realizar as demissões, pois por ser um começo de semana, seria mais fácil para as pessoas que foram demitidas seguirem em frente, e teria que ter se deslocado para outro prédio, em uma nova sala, onde os funcionários não mantivessem contato entre eles. Outro ponto também, é que o gerente deveria ter informado aos funcionários o real motivo pela demissão, o qual era pela empresa estar passando por problemas financeiros, necessitando assim da diminuição do quadro de funcionários, optando então pelo setor que estivesse com uma menor contribuição para a empresa.
...