Trabalhos
Ensaios: Trabalhos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wk3chk2llk2 • 6/1/2014 • 1.246 Palavras (5 Páginas) • 3.817 Visualizações
Questões de Filosofia da Ciência
1. (Ufsj 2013) O Círculo de Viena foi um importante marco para a filosofia e, exemplarmente, propôs que,
a) antes de ser classificado de percepção extrema ou subjetividade, todo e qualquer dado deve ser sistematicamente analisado.
b) em qualquer evento, existe algo de subjetivo e isso é disfarçado pelas extraordinárias extensões no mundo metafísico.
c) para ser aceita como verdadeira, uma teoria científica deveria passar pelo crivo da verificação empírica.
d) no limite do que o sujeito pode perceber e do que é exatamente o objeto há um abismo de possibilidades e é nisso que consiste a importância da metafísica.
2. (Uem 2013) A filosofia da ciência contemporânea, ao contrário da tradição clássica e moderna, que acreditava no acúmulo linear do conhecimento, questionou a ideia de progresso e de neutralidade científica. Conceitos como crise, anomalia, descontinuidade, ruptura e incomensurabilidade (entre paradigmas científicos), inauguram uma nova orientação epistemológica, voltada para a ideia de ciência construída, mais do que verdadeira ou fiel à natureza do mundo. Sobre a filosofia da ciência contemporânea, assinale o que for correto.
01) As teorias científicas não podem ser verificadas de ponta a ponta, possuindo elementos arbitrários na composição da teoria.
02) Segundo Paul Fayerabend, os cientistas utilizam persuasão, retórica e propaganda para convencer a comunidade científica.
04) A validade de uma teoria científica está na maneira como explica um conjunto ilimitado de fenômenos.
08) As teorias científicas se completam mutuamente, aproximando-se cada vez mais da ciência divina.
16) A prática científica é igual à do senso comum, pois não se ocupa com a verdade dos fatos.
3. (Unioeste 2011) “Acredito que a função do cientista e do filósofo é solucionar problemas científicos ou filosóficos e não falar sobre o que ele e outros filósofos estão fazendo ou deveriam fazer (...) Quando disse que a indagação sobre o caráter dos problemas filosóficos é mais apropriada do que a pergunta ‘Que é a filosofia?’ quis insinuar uma das razões da futilidade da atual controvérsia a respeito da natureza da filosofia: a crença ingênua de que existe de fato uma entidade que podemos chamar de ‘filosofia’ ou de ‘atividade filosófica’, com uma ‘natureza’, essência ou caráter determinado (...) Na verdade não é possível distinguir disciplinas em função da matéria de que tratam (...) Estudamos problemas, não matérias: problemas que podem ultrapassar as fronteiras de qualquer matéria ou disciplina”.
Karl Popper.
Assinale a alternativa que não corresponde à concepção de filosofia de Karl Popper.
a) Os problemas filosóficos podem ultrapassar as fronteiras da filosofia e implicar soluções interdisciplinares.
b) A filosofia e as demais disciplinas têm problemas em comum.
c) Não existe algo como uma entidade filosófica ou atividade com natureza determinada que possa ser mencionada como resposta a pergunta “Que é a filosofia?”.
d) Ao filosofo não cabe indicar o que deve ser feito, mas ocupar-se da resolução de problemas.
e) Antes de solucionar problemas é imprescindível que se determine a essência da filosofia, sua natureza.
4. (Uem 2013) Para o filósofo Karl Popper (1902-1994), “Um cientista, seja teórico ou experimental, formula enunciados ou sistemas de enunciados e verifica-os um a um. No campo das ciências empíricas, para particularizar, ele formula hipótese ou sistemas de teorias e submete-os a teste, confrontando-os com a experiência, através de recursos de observação e experimentação. A tarefa da lógica da pesquisa científica, ou da lógica do conhecimento, é, segundo penso, proporcionar uma análise lógica desse procedimento, ou seja, analisar o método das ciências empíricas” (POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Ed. Cultrix, 1972, p. 27). A partir do trecho citado, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Observação e experimentação são procedimentos científicos teóricos.
02) O cientista experimental deve comprovar suas teorias confrontando-as com a experiência.
04) As hipóteses teóricas devem ser submetidas a teste para serem corroboradas.
08) A comprovação científica de uma hipótese não se faz tão somente pela análise lógica dos procedimentos.
16) A lógica do conhecimento dedica-se à análise dos sistemas de enunciados científicos.
5. (Uel 2011) Leia o texto a seguir.
[...] não exigirei que um sistema científico seja suscetível de ser dado como válido, de uma vez por todas, em sentido positivo;
...