Trabalhos
Ensaios: Trabalhos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ainavine • 23/3/2015 • 2.986 Palavras (12 Páginas) • 239 Visualizações
FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO
________________________________________
. Quando inspiramos, o ar passa pelo nariz, onde é aquecido, para que chegue aos pulmões numa temperatura conveniente. A existência dos pelos nasais tem a função de protecção, uma vez que determinadas partículas (poeira, bactérias, fungos, etc.) ficam retidas nesta espécie de filtro.
A traquéia, com a divisão dos brônquios ao fundo, levando o ar para os pulmões direito e esquerdo. Planeada para levar a vida para o interior do ser humano, e não o fumo do tabaco.
Já dentro da chamada árvore traqueo-brônquica, o ar também irá passar por vários processos purificadores. Existem cílios, glândulas, mecanismos imunológicos, reflexos nervosos, entre outras formas de proteção. O esquema é mais ou menos o seguinte: os brônquios, por onde o ar passa para chegar ou sair do alvéolo, são como canos, pequenos canos.
Toda a parte de dentro destes "canos" é revestida por células, que têm estruturas denominadas cílios (como os cílios do pálpebra, só que microscópicos). Eles estão em permanente funcionamento, como se fossem vassourinhas, sempre varrendo para cima (imaginando-se a pessoa em pé). Existem milhares de células e cada uma tem 300 cílios, que movimentam-se mil vezes por minuto e, têm uma função parecida com a dos pelos do nariz.
Logo abaixo dos cílios, há uns pequeninos buracos que são bocas de glândulas. Estas glândulas produzem secrecção, vulgarmente chamada "catarro"/expectoração. Nesta secrecção encontram-se presentes imunoglobulinas, entre outras substâncias.
Resumindo, aspiramos ar, que vem contaminado sempre, com as bactérias, vírus e fungos que estão na atmosfera. Primeiramente ele é aquecido e passa por uma filtragem no nariz, onde um simples espirro já pode resolver o problema.
Prosseguindo através dos brônquios,e se por exemplo, uma bactéria entra num dos campos de cílios > imediatamente a secreção é produzida de forma a envolvê-la > os cílios, em constante movimento para cima, tratam de devolvê-la para o exterior, misturada ao "catarro/expectoração" > num determinado momento, o reflexo da tosse incumbe-se de completar a missão. Este processo ininterrupto dá-se, sempre com o objectivo de protecção do nosso organismo.
Após esta vigilância, o ar chega a umas pequenas bolas, como uvas microscópicas, chamadas alvéolos. Há 300 milhões destes alvéolos no interior dos pulmões, criando uma superfície de troca gasosa de, aproximadamente, 100 metros quadrados, em média . Em volta de cada um destes milhões de alvéolos, passam umas microveias e artérias com sangue "sujo", isto é, aquele sangue que já percorreu o corpo todo e chega para eliminar o dióxido de carbono e receber o oxigênio que acabamos de inspirar. Aí, neste momento, o oxigênio "salta" do alvéolo para o sangue e, o alvéolo recebe o dióxido de carbono que na expiração sairá pela boca.
Uma vez entrado naquelas microartérias, o oxigênio "cola-se" a uma proteína, chamada hemoglobina dentro das glóbulos vermelhos do sangue. Nesta fase forma-se a Oxi-hemoglobina. Cada átomo de ferro (que é parte da hemoglobina) liga-se a uma molécula de oxigênio. É desta forma que o oxigênio vai circular pelo corpo,indo para os locais onde é necessário.
RESPIRAÇÃO
COMPROMETIDA
________________________________________
. Para entender parte dos danos causados pelo fumo do cigarro, vamos fazer a viagem inversa daquela que fizemos no capítulo da fisiologia da respiração.
As substâncias presentes no fumo do cigarro, ao serem inaladas, levam menos de dez segundos para alcançar o cérebro.
As moléculas de oxigénio que estão nos alvéolos "saltam" para o sangue e aderem à hemoglobina, dando origem à oxi-hemoglobina. Acontece, que no fumo do tabaco existe um composto chamado monóxido de carbono (CO). A hemoglobina tem 200 vezes mais afinidade pelo CO do que pelo oxigénio.
Resultado: no sangue do fumador existe uma quantidade importante de carboxi-hemoglobina.
E o quê que isto tem a ver?".
Quando vocês estão por exemplo: a tentar dar uma pedalada mais forte na bicicleta e, o fôlego já é pouco, os músculos das pernas ficam sem alimento (oxigénio). O que acontece? O coração bate mais rápido para levar mais sangue para as pernas. Se o sangue que chega lá, em vez do oxigénio tem monóxido de carbono, não vai adiantar nada. Desce da bicicleta e termina o percurso a caminhar.
- As glândulas, produtoras da secreção que ajudam a envolver e inactivar os agentes agressores, passam a fabricar secreções em quantidade acima do necessário, como resposta à irritação provocada pelo fumo do cigarro (reparem como um fumador tem sempre uma tossezinha). As glândulas ficam gordinhas, trabalham muito. Alem dessa alteração, a própria secreção fica diferente, mais grossa, mais viscosa. O que acontece então é que as secreções acumulam-se com mais facilidade nos brônquios, propiciando a cultura e o crescimento de bactérias, em vez de ajudar a eliminá-las.
Um dos maiores danos acontece nos cílios:
- Vão sendo diminuídos em altura, por causa da passagem do fumo.
- Outra mudança importante dos cílios é a desorganização do movimento. Os cílios movimentam-se sempre na direção da boca, para levar a secrecção para cima, a fim de ser eliminada. Com a intoxicação do fumo do cigarro acontece o movimento para trás, movimento em círculo ou ausência de movimento.
- O ar que deveria entrar numa determinada temperatura, durante a inspiração normal, entra fortemente aquecido em cada inalação, alterando ainda mais o equilíbrio natural.
Malefícios do Tabaco
________________________________________
. Quanto mais fumar pior
O risco de cancro do pulmão aumenta com o número de cigarros fumados por dia, com o seu teor em alcatrão e nicotina e com o número de anos de tabagismo.
É possível avaliar a probabilidade de cancro bronqueopulmonar a partir do número de maços consumidos por ano.
Basta multiplicar a quantidade de maços fumados por dia por metade do número de anos em que se fumou.
Os que fumam um maço
...