Tradição filosófica na Europa
Seminário: Tradição filosófica na Europa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emy7 • 21/11/2014 • Seminário • 389 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
Belem, 20 de novembro de 2014
A tradição filósofica na Europa até o início da modernidade pressuponha a existência, além do mundo sensível e histórico,de uma outra dimensão mais real e povoada de substancias ou de essência imutáveis .
A filosofia idealista de Georg wilhelm Friedrich Hegel ( 1770-1831) é um ponto alto dessa trajetória.para o pensador alemão, ‘tudo que a realidade histórica desenvolveu-ser enquanto manifestação de razão, esse movimento dialético, esse caminho que produz a si mesmo.
Outro tópico recorrente no pensamento político e filosófico sobre tudo ao longo do século 18, refere-se a perda de autocontrole pó parte dos seres humanos.
De fato, para os filósofos idealista a ser livre significa recuperar autoconcie, e a historia dos povos é o processo no qual a razão alcança.
Na passagem do idealismo para o materialismo dialético, ludwing feuerbach
(1804-1872), hegeliano de esquerda ,foi uma figura – chave . Para o fenômeno religioso, que cinde a natureza humana, azendo com que os homens se submetam a força divina promovendo a liberação da consciência .
Os filosofos limitaram-se interpretar o mundo de distintos modos, cabe transforma-lo a anlise da vida social deve, portanto, ser realizada através de uma pespectiva dialética que, além de procurar estabelecer as leis de mudança que regem os fenômenos , esteja fundada no estudo e nos fatos .
Segundo Max, os economista de seu tempo não a historia dos fenômenos que manifestam na sociedade capitalista ,por isso que sua teoria são comparáveis a todos teólogos fossem independentes da influencia do tempo. Nas categorias do conhecimento de ideologia.
Na buscar de atender as suas carências os seres humanos produzem seus meios de vida. A premissa de analisar marxista da sociedade é, portanto a existência de seres humanos que por meio da interação com a natureza e com outros indivíduos.
Ao produzir para prover-ser do que precisam, os seres humanos os homens criam novos objetos os quais não só se incorporam ação e produtividade
Marx se refere a produção em geral ,mas a produção num estádio determinado social ,a estrutura de uma sociedade depende do estado de desenvolvimento de suas forças produtivas através da sociedade.
A ação dos indivíduos sobre a natureza é expressar no conceito de forças o qual buscar aprender o modo como aqueles, obremem determinado momento os bens que necessitam.
...