UM CONVITE À FILOSOFIA
Por: kleber_s.s • 29/8/2017 • Trabalho acadêmico • 372 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
UM CONVITE À FILOSOFIA
Este capítulo introduz elucidando a importância da Filosofia na vida do ser humano, sendo esse o principal motivo para a elaboração dessa obra. A Filosofia não é apenas uma questão de moda, e sim uma forma de saber racional cuja tarefa fundamental está radicada na atividade própria da natureza humana, ou seja, o conhecer. A Filosofia deve ser entendida como uma forma de colocar corretamente os problemas, sendo assim, vital para o homem, tornando-o capaz de se conhecer, de se aperfeiçoar, de responder às questões do seu tempo. Por esta razão, considera-se todo o conteúdo, toda a problematização deste livro como um convite à Filosofia, em sua verdadeira expressão.
AS IDEIAS MOVEM O MUNDO
Este capítulo inicialmente traz diversos questionamentos de alguns filósofos, com um enfoque maior para Aristóteles que fala sobre a riqueza. Problematizando o porquê dos ricos serem em geral poderosos, consequentemente grande parte da humanidade busca possuir maiores bens, porque acreditam que através dos mesmos virão a ter mais poder. Mas percebe-se um problema de valores nesta contradição entre duas leis: riqueza material e saber. E o objetivo é de refletir sobre a força das ideias. A filosofia convida o homem para uma vida em plenitude, como ser racional, esse convite não é o de um afastamento da vida, mais sim um discernimento das ideias que povoam a vida humana, causando uma relação entre as ideias e a vida do ser humano.
OS FILÓSOFOS CONVIVEM CONOSCO
Esta ideia de o filósofo viver afastado da vida comum continua a existir em nossos dias, trazendo-o com a figura de um ser excêntrico. São conhecidos como os que confundem a mente dos outros, quando na verdade, é na filosofia que nos deparamos com subsídios capazes de livrar-nos da confusão das ideias. Julgamos que há uma grande distância entre o modo de viver e de pensar dos filósofos em relação aos homens em geral. Mas nossa vida está povoada de ideias de filósofos, que circulam em nosso meio sem termos a menor consciência. Na verdade, os filósofos convivem conosco, uma vez que as suas ideias se manifestam a todos os instantes e em todos os espaços.
O MITO DA CERTEZA RACIONAL
Para Descartes, qualquer conhecimento para ser considerado verdadeiro deve ser submetido a um processo demonstrativo.
...