Um Passeio Pela Antiguidade (em andamento)
Por: nannyjbs Nanny • 2/3/2019 • Resenha • 355 Palavras (2 Páginas) • 619 Visualizações
a)- Para a abordagem da obra quais são os principais objetivos que propõe-se DROIT (Introdução geral);
b) Em relação aos blocos temáticos: brevemente o que o autor pretende destacar (na introdução particular de cada um); em modo de tópicos ressaltar as afirmações centrais de cada personagem;
estabelecer uma breve reflexão conclusiva entre alguns dos tópicos apresentados,
o tema do bloco e
algumas questões de nosso tempo
(na hora de redigir o trabalho os itens “a” e “b” se farão separadamente, ou seja, esses itens se aplicarão por separado a cada bloco temático);
PENSAR
1 INTRODUÇÃO
De acordo com Roger Pol Droit, geralmente temos a sensação de que pensar é uma atividade á parte realizada no cotidiano sem muitas conseqüências sobre nossos fatos e gestos, mas isso é uma separação ilusória.
Diferentemente de hoje, no horizonte antigo não havia essa distinção entre viver e pensar. A razão era embasada em coisas vistas, situações vividas e gestos, e a reflexão uma experiência de vida ao qual por mais difícil que seja esse trabalho visa a modificação efetiva da existência.
No mundo dos antigos a verdade não é buscada pela satisfação do desejo do saber mas sim a teoria tem como perspectiva suas conseqüências sobre a existência.
Para Droit é errado considerarmos a ação e o conhecimento de maneiras distintas, assim como é errado separar de absoluto a filosofia e a sabedoria é se impedir de compreender como se organiza o universo do pensamento antigo.
Para ele ,Pierre Hadot (pesquisador falecido em 2010),recordou que o principal propósito da filosofia antiga ,era realiar uma mudança radical, concertada e voluntária,no modo de ser no mundo.
Que todos podem se motivar pra realizar sua própria trajetória, e no fim tudo é orientado e segue a trajetória com o propósito de atingir a sabedoria.
A filosofia antiga é considerada “terapia da alma”,uma busca pela felicidade do sábio para livrar-se da angustia das paixões, do ilusório e do insensato, sendo um modo de vida ao qual é ordenada pelo pensamento é modelada e trabalhada diariamente por preceitos filosóficos ao invés de um simples modo de discorrer.
3-Ouvir a verdade.
Heráclito e Demócrito
4-Manter a mente aberta
Platão,Aristóteles,Sexto empírico
1.1 OBJETIVOS
...