Vygotsky
Bibliografia: Vygotsky. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josianefernandes • 13/11/2013 • Bibliografia • 340 Palavras (2 Páginas) • 550 Visualizações
Vygotsky
Biografia:
1896 – Nasceu em Orsha, na Bielo-Rússia,a pequena cidade perto de Minsk.
Seus pais eram de familia judaica culta e com boas condições economicas oque permitiu a Vigotsky desde criança uma sólida formação, dedicando-se desde muito cedo a leitura teve um tutor particular até entrar em um curso secundário. Aos 18 anos cursou faculdade de direito.
1917 – Já formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia,neste ano apoiou a revolução bolchevique.
1917 – 1924 – Lecionou Literatura ,estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia. Graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos ganhou grande destaque.
1925 – Publicou "A Psicologia da Arte"um estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado.
1934 – Morre vítima de Tuberculose.
Para Vygotsky existem dois níveis de desenvolvimento: um
real , já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria, e um potencial ,que é a capacidade de aprender com outra pessoa.A aprendizagem interage com o desenvolvimento, produzindo abertura nas
zonas de desenvolvimento proximal
( distância entre aquilo que a criança faz sozinha e o que ela é capaz de fazer com a intervenção de um adulto; potencialidade para aprender, que não é a mesma para todas as pessoa;ou seja,distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial ) nas quais as interações sociais são centrais, estando ambos os processos,aprendizagem e desenvolvimento, inter-relacionados; assim, um conceito que se pretenda trabalhar, requer sempre um grau de experiência anterior para a criança.O sujeito não é apenas ativo, mas interativo, porque forma conhecimentos esse constitui a partir de relações intra e interpessoais.É na troca com outros sujeitos e consigo próprio que se vão internalizando conhecimentos, papéis e funções sociais, o que permite a formação de conhecimentos e da própriaconsciência. Trata-se de um processo que caminha do plano social - relações interpessoais para o plano individual interno - relações intra-pessoais.Sendo assim, a escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processoensino-aprendizagem.
...