LINHAS DE PENSAMENTO DE: PIAGET , VYGOTSKY E FREUD
Exames: LINHAS DE PENSAMENTO DE: PIAGET , VYGOTSKY E FREUD. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 38025018 • 11/7/2013 • 1.614 Palavras (7 Páginas) • 4.987 Visualizações
INSTITUTO BIOEDUCAÇÃO
FACNORTE – FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ
CURSO DE PÓS GARDUAÇÃO
EDILMA PEREIRA DA SILVA
ELIANE RODRIGUE FREIRE
GILBERTO RODRIGUES DA SILVA
LINHAS DE PENSAMENTO DE: PIAGET , VYGOTSKY E FREUD
SERTÂNIA – PE
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO_____________________________________________________02
1 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM JEAN PIAGET________________03
1.1 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM VYGOTSKY_________________03
1.2 DA TRANFORMAÇÃO DA ENERGIA INTITIVA EM MOTIVAÇÕES FREUD__04
1.3 ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL DA PERSONALIDADE__________________04
RESUMO__________________________________________________________06
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_____________________________________07
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar considerações sobre o desenvolvi¬mento da inteligência e o papel da educação, relacionando as concepções de Jean Piaget , Lev S. Vygotsky e Freud acerca deste assunto, considerando as semelhan¬ças e diferenças em suas teorias. O presente estudo utilizou- se do método de pes¬quisa bibliográfica.Por meio das discussões realizadas neste trabalho, chegou-se a ideia de que não há um modelo ideal à prática pedagógica, sendo possível atuar na educação considerando o contexto social em que tanto o educa¬dor, enquanto medi¬ador, quanto o educando estão inseridos. Tendo em vista que o desenvolvimento da inteligência não se limita ao ambiente escolar.
A relação entre aprendizagem e desenvolvimento são complementares entre tais processos, embora sejam inerentemente diferentes, onde cada um exerce suas in¬fluências sobre o outro, seria uma idéia de uma terceira posição. Mediante a ação do sujeito sobre o objeto e os objetos destes sobre o sujeito, tais processos são re¬sul¬tados de estruturações e reestruturações progressivas. Nessa linha Piaget diz
“Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios.(Jean Piaget)”
Tomando como base referencial as teorias de Piaget e Vygotsky este trabalho apresenta as convergências e divergências entre o pensamento de um e outro autor que só pode ser efetivamente compreendida via um entendimento das raízes epis¬temológicas de suas ideias. Fazendo assim possíveis análises dos processos de desenvolvimento e aprendizagem e resgatar o conceito, origem e a forma como es¬ses fatores são articulados em ambas as perspectiva.
As Teorias Interacionistas (base dialética) explicam o conhecimento mediante tanto a participação do sujeito quanto dos objetos do conhecimento, o que resulta não só da organização do real como também na construção das estruturas do su¬jeito. Os principais defensores dessas teorias são Piaget(1896 – 1980) e Vy¬gotsky(1896 a 1934). Segundo Vygotsky:
‘Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brinca¬deira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ain-da não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.” (Vy-gotsky) .
1- DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM - JEAN PIAGET
Responder as perguntas “como se formam o conhecimento?” e como evolui o conhecimento?” tem sido abordado pela Psicologia Genética de Piaget fazendo-nos entender no processo de aprendizagem como construção do conhecimento e dedu¬ção de hipóteses sobre as leis próprias do desenvolvimento. De acordo com o cons¬trutivismo piagetiano não existe um conhecimento pré-formado, inato(oposição ao inatismo), nem o conhecimento é fruto exclusivo da acumulação de experiên¬cias(oposição ao empirismo). É, pois, num contexto de interação entre sujeito e ob¬jeto que se coloca a questão do conhecimento vindos a serem compreendidos pelos construtores básicos da teoria piagetiana(organização, adaptação, esquema, experi¬ência física e experiência lógico matemática). Piaget escreveu sobre a interação en¬tre indivíduo e meio constituída através de dois processos: organização interna das experiências e adaptação ao meio; sem dar ênfase aos valores sociais e culturais no desenvolvimento da inteligência, pressupostos escritos por Vygotsky. O indivíduo passa a constituir-se com o meio apresentando características essenciais: estabili¬dade, compensatividade e atividade numa totalidade de equilíbrio dinâmico.
1.1 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM - VYGOTSKY
Vygotsky levantou a questão da relação entre ensino e a aprendizagem es¬colar e desenvolvimento cognitivo. Ele afirmou que os vários pontos de vista relati¬vos a esta questão enquadram-se em três categorias. Os psicólogos pertencentes à primeira categoria afirmam, em essência , que a aprendizagem escolar deve seguir o desenvolvimento: as funções psicológicas da criança devem ter atingido determi¬nado nível de amadurecimento antes que o processo de aprendizagem possa come¬çar. Considera-se que as funções psicológicas desenvolvem-se de uma maneira "natural", às vezes porque os pesquisadores ligam seu desenvolvimento diretamente à maturação das funções cerebrais. Esta visão de que os processos de desenvolvi¬mento da criança são independentes do aprendizado, Vygotsky atribuía, entre ou¬tros, a Piaget e Binet.
1.2 - DA TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA INSTITIVA EM MOTIVAÇÕES -FREUD
Para Freud, um instinto, é o representante psíquico dos estímulos que se origi¬nam no organismo e chegam até à mente que devem ser verificadas as novas fontes de motivações derivadas da satisfação dos instintos denominadas de pulsões, sen-do que
...