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Émile Durhkeim

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Por:   •  14/3/2014  •  6.336 Palavras (26 Páginas)  •  359 Visualizações

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Revista HISTEDBR On-line Artigo

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 295-305, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

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O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE ÉMILE DURKHEIM

Carlos Lucena1

RESUMO.

Este artigo analisa os principais pressupostos de pensamento de Émile Durkheim sobre a

sociedade e a educação. Debate com algumas das suas principais obras, entre elas, “A

Divisão do Trabalho Social”, “O Suicídio”, “As Formas Elementares da Vida Religiosa”,

“Educação e Sociologia”, demonstrando os elementos para a construção de uma teoria do

consenso social. Proporciona o debate sobre como estas teorias influenciam a educação nos

dias atuais.

Palavras-chave: Educação; Positivismo; Durkheim, Pedagogia Tradicional.

THE THOUGHT OF EDUCATION OF ÉMILE DURKHEIM

ABSTRACT

This article analyzes the main assumptions of the thought of Emile Durkheim about society

and education. Discussion with some of his major works, among them "The Division of

Social Work," "Suicide," "The Elementary Forms of Religious Life," "Education and

Sociology", showing the elements for building a consensus theory social. Provides

discussion on how these theories influence education today.

Keywords: Education; positivism, Durkheim, Traditional Pedagogy.

Introdução

Émile Durkheim nasceu em 1858 em Epinal, no noroeste da França e faleceu em

Paris, no ano de 1917, após a morte de seu único filho, dois anos antes, no front de

Salonique, lutando pelo exército francês, durante a 1ª Grande Guerra Mundial. Discípulo

de Kant e Augusto Conte, sua contribuição foi notável para a consolidação da sociologia

enquanto ciência na França. Suas ideias transpuseram as fronteiras francesas, influenciando

gerações de políticos, pesquisadores e educadores. A influência na educação através dos

pressupostos de pedagogia tradicional, a utilização de seus princípios nas técnicas da

produção em massa, bem como a edificação das bases do nazismo, são exemplos da

afirmação anterior.

Durkheim entende a educação como uma poderosa ferramenta para a construção

gradativa de uma moral coletiva, fundamental para a continuidade da sociedade capitalista.

Esse é um pressuposto fundamental para o entendimento de suas preocupações expressa

em um grande debate com as ideias liberais presentes na Europa no início do século XX. A

crítica ao liberalismo se apresenta com a demonstração da impossibilidade de

concretização de uma sociedade mais avançada sob a lógica do individualismo.

O individualismo, entende Durkheim, é o maior inimigo para a constituição e

manutenção de uma sociedade das máquinas herdeira da primeira revolução tecnológica. A

constituição de uma moral coletiva expressa na divisão social do trabalho manifesta pela

solidariedade orgânica é entendida como grande desafio para o avanço de uma sociedade.

Esse debate não se deu ao acaso. Durkheim viveu em um período histórico

conturbado, o “olho do furacão”, marcado por crises econômicas, crescente urbanização da

sociedade e a construção gradativa da Primeira Grande Guerra Mundial, desdobramento

Revista HISTEDBR On-line Artigo

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 295-305, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

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dos conflitos econômicos das grandes potências mundiais em busca de novos mercados

para a troca de mercadorias e acesso a matérias primas.2 Esse processo social foi

acompanhado pelos desdobramentos da grande crise econômica de 1870, uma crise de

superprodução de mercadorias acompanhada do crescimento da miséria, violência e

falências de várias empresas.

Os desdobramentos da crise de 1870 proporcionaram fundamentos e aspirações

para o desenvolvimento das ideias de Durkheim. Durkheim percebia um futuro incerto da

sociedade capitalista, discordando de concepções otimistas, inclusive do seu velho mestre

Auguste Comte, que uma sociedade das máquinas avançava e por ela a construção da

sociedade mais avançada da história da humanidade. Era um período de intenso debate

expresso em diferentes interpretações sobre a crise. Para alguns, ela era exemplo da

materialização de contradições inconciliáveis que levariam ao colapso de todo o modo de

produção capitalista. Para outros, aos quais Durkheim se inseria, a crise indicava a

necessidade de construção de uma moral coletiva, condição fundamental para a

manutenção da sociedade da forma como ela era.3 As teorias do conflito e do consenso

se chocavam apontando caminhos distintos quanto ao futuro da sociedade.4

Todo este processo de transformações na sociedade capitalista

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